Sesc Consolação traz poesia e música
Estilo de apresentações começou em 1966, idealizado por Andy Warhol
Mais do que a pop art e a produção de “The Velvet Underground and Nico” – o famoso disco ilustrado pela banana na capa, Andy Warhol também foi o idealizador do Exploding Plastic Inevitable.
Em 1966, Warhol uniu música, filme, dança e pop art em um show experimental, com o intuito de unificar várias artes ao seu trabalho. A prática se espalhou pelos Estados Unidos, Europa e agora, acontece no Sesc Consolação.
Durante o mês de setembro, o espaço promove suas “Experiências Poéticas Inusitadas”, sempre às quintas-feiras, às 19h30, com poesia, performance e música. A entrada é Catraca Livre.
- Sampaienne: Artistas brasileiras e francesas se unem em projeto que transcende fronteiras musicais
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Outubro no Sesc Santo André: atividades para todas as idades divertem o mês das crianças
- Espetáculo de passinho “The Jackson’s Funk” estreia no Sesc Consolação e homenageia Michael Jackson
Confira abaixo a programação completa por dia:
Dia 1
19h30 – Rebelião – na Zona Fantasma
O poeta Ademir Assunção apresenta o repertório do CD “Rebelião na Zona Fantasma”, que mistura poesia e música.
Diversas entonações, ritmos, divisões e prosódias inusitadas, dentro de estruturas de blues, baladas, jazz e rock’n roll dão o tom da apresentação.
Com: Ademir Assunção (voz), Marcelo Watanabe (guitarra, violão e vocais), Caio Góes (contrabaixo), Caio Dohogne (bateria).
Dia 8
19h30 – Tranqueiras Líricas
Considerado um dos principais nomes da nova poesia brasileira, o poeta Marcelo Montenegro apresenta, desde 2004, “Tranqueiras Líricas”.
Montado com guitarra, baixo, piano e gaita, o espetáculo mostra variações, com a inclusão de bateria ou apenas guitarra. Seus poemas são recitados e complementam o som do rock´n´roll, jazz e blues tocados.
Dia 15
19h30 – Experimento Prosótypo
Vertente musical do Coletivo Poesia Maloqueirista, o Experimento Prosótypo adequa a sonora da poesia falada à ritmos musicais. Blues, jazz e funk, miami bass, rock, samba e ska são alguns deles.
Com: Aline Binns, Berimba de Jesus e Caco Pontes (Vocais, poemas); Fadel Dabien (Guitarra), Guima Mendonça (Contrabaixo), Teo Garfunkel (bateria).
Dia 22
19h30 – Manual das mãos
O Ex-Titãs Ciro Pessoa apresenta recital baseado em seu livro de prosa poética, “Manual das Mãos”, que une a sonoridade do cinema, trilhas particulares, ruídos e declamação de poesias, às imagens do livro.
A proposta é estabelecer paisagens sonoras e visuais para cada uma das poesias e criar diálogo entre sons, imagens e palavras.
Com: Ciro Pessoa – voz, TRZ – samplers, sintetizadores e teclados analógicos, Pedro Rocha – imagens digitalizadas e fragmentadas.
Dia 29
19h30 – Rodrigo Garcia Lopes
Poeta, compositor e tradutor, Rodrigo Garcia Lopes se apresenta em show que homenageia o poeta americano Walt Whitman. Lopes é acompanhado pelo multi-instrumentista André Siqueira e pelo percussionista André Vercelino.
O espetáculo firma um diálogo entre a música e a poesia, a canção brasileira e experimentos sonoros e ritmos como blues, jazz e funk.
Com : Rodrigo Garcia Lopes (voz, violão) e André Siqueira (violão, baixo, viola, guitarra, flauta), André Vercelino (percussão).