“Sessão Averroes” na Cinemateca Brasileira
Pai e Filha", do cineasta japonês Yasujiro Ozu, será exibido nesta segunda, às 19h
A Cinemateca Brasileira dedica uma seção especial aos profissionais e estudantes da área de medicina e saúde todas as últimas segundas-feiras de cada mês. A “Sessão Averroes” é uma parceria da Cinemateca com o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ e exibe, nesta segunda, 25, às 19h, o filme “Pai e Filha”, do cineasta japonês Yasujiro Ozu.
O longa apresenta o drama da desagregação familiar e o conflito de gerações. Após a exibição, haverá um debate com a presença do psiquiatra Kleber Lincoln Gomes, da psicóloga Maria Fernanda Cassavia e da terapeuta ocupacional Marília Bense Othero.
A Sessão Averroes homenageia o filósofo espanhol Averroes, considerado um dos pais da medicina e tem o intuito de debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.
- Festival das Marias no Brasil acontece no MIS, Teatro Sérgio Cardoso e O Mundo do Circo
- TV Brasil exibe sessão de filmes temáticos na semana do Dia do Trabalhador
- Incêndio atinge Cinemateca Brasileira em São Paulo
- Sessão Azul: cinema adaptado para crianças com distúrbios sensoriais
Confira a ficha técnica e a sinopse do filme e assista a um trecho da produção japonesa.
FICHA TÉCNICA E SINOPSE:
Pai e Filha (Banshun), de Yasujiro Ozu
Japão, 1949, 35mm, pb, 108’ | Legendas em português | Exibição em DVD
O filme conta a história de Noriko, uma jovem de 27 anos que reside com a família. O anseio de todos os familiares é que ela se case, mas ela prefere seguir cuidando do pai, víuvo. Quando este resolve casar novamente, ela é aconselhada a seguir seu próprio destino.