Shows de gafieira no Sesc Consolação

O Sesc Consolação promove aos sábados do mês abril os encontros “Gafieira Show”, com entradas gratuitas. A gafieira show é uma das vertentes do samba, porém diferentemente dessa manifestação popular, a gafieira tem um código de ética, onde predomina a elegância e o respeito.

Atualmente as gafieiras são espaços democráticos de lazer e dança, mas no século passado era o local que tradicionalmente as classes mais humildes podiam freqüentar para praticar as danças de casal ou danças de salão.

Para compor a atividade serão apresentados shows de gafieira, aulas de dança e gastronomia.

Dia 9

Gafieira da Casa

A Gafieira na Casa, idealizada por Paulo Serau e André Perine, em 2007, surgiu como ideia de resgatar clássicos do repertório musical dos salões de baile, das décadas de 30 à 60 e alguns novos clássicos, com estilo dos grupos musicais e orquestras da época, como Bando da Lua, 4 Ases e 1 Coringa, Orquestra Odeon, Orquestra RCA Victor e a Orquestra Tabajara.

A formação da banda conta com Bel Borges,(vocal) André Perine (baixo), Paulo Serau (violão), Wesley Ferreira (cavaco), Alessandro Ribeiro (trompete), Odirlei Machado (trombone), Marcelo Valezi (saxofone), Marcio Sorriso (percussão), Vagner Oliveira (percussão) e Alexandre Cortina (bateria).

Dia 23

Estatuto da Gafieira

A banda apresenta um repertório atemporal com muito suingue, diversificando arranjos de Luiz Melodia, Elza Soares, João Nogueira, com alguns de sua própria autoria.

Sua formação é clássica,com violão, baixo, bateria, percussão, piano, sax, trompete, trombone e vozes.

Dia 30

Banda da Patroa

Idealizada por Silvia Goes, a Banda da Patroa surgiu em 1984 com a proposta de tocar diversos ritmos brasileiros em formato de gafieira. Passaram pela banda, grandes nomes da música brasileira como Arismar do Espírito Santo, Paulo Bellinati, Naylor Proveta Walmir,Toninho Pinheiro.

Formação Silvia Goes (teclado), Bia Goes (voz), Thiago Espírito Santo (baixo), Paulo Vicente (bateria), Ricardo Valverde( percussão), Vinícius Gomes (guitarra), Daniel D’Alcântara (trompete).

Por Redação