Thiago Pethit encerra temporada do disco “Berlim, Texas” no Studio SP

Cantor e compositor apresenta suas novas composições em português, inglês e francês

Thiago Pethit lança “Berlim, Texas”, seu primeiro álbum, e encerra temporada de shows no projeto Cedo & Sentado, do Studio SP, com dois convidados especiais: Thalma de Freitas e Hélio Flanders (Vanguart), com quem divide a composição e as vozes de “Forasteiro”, música do primeiro disco. O show, que será realizado nesta quarta-feira, dia 24 de abril, às 22h, com entrada Catraca Livre.

Com produção de Yury Kalil e direção artística de Jackson Araujo, o disco traz onze faixas, todas de autoria de Thiago Pethit.

Pethit foge de rimas elaboradas e termos rebuscados em suas letras, sempre com frases e palavras confessionais e diretas. Em seu novo trabalho, a construção musical acompanha o clima de simplicidade das letras, que podem ser em português, inglês ou francês, com performances acústicas, em que todos os instrumentos são tocados analogicamente pelos músicos no estúdio, sem interferências de bases eletrônicas. Ruídos dos instrumentos, pigarros e respirações foram registrados propositalmente pelos microfones no disco.

O álbum conta com também com participações de Marcelo Jeneci, no piano de “Não se Vá”; Regis Damasceno, no violão de aço em “Don’t Go Away”; e do coro de Tiê, Tulipa Ruiz, Tatá Aeroplano e Dudu Tsuda em “White Hat”.

A faixa “Sweet Funny Melody” traz Pethit no piano solo. Nas outras músicas, o cantor é acompanhado por Otávio Ortega (acordeom e piano), Pedro Penna (violão, ukulele), Naná Rizinni (bateria e percussão) e Pedro Falcão (bateria e percussão).

Sobre o artista

Com formação em artes cênicas, Pethit estudou canto e composição de tangos em Buenos Aires. Essa transição de palcos, do teatro para a música, é definitiva para o desenho de seu estilo musical, que resgata elementos do universo do Vaudeville, termo originalmente usado para se referir a ‘light songs’, para renovar o indie-pop. Da escuridão dos cabarés berlinenses pré-nazismo aos ensolarados Saloons Bar´s do Texas, o Vaudeville de Pethit cria sua cidade imaginária. Um lugar inventado no mundo, onde se apresentariam Kurt Weill e Tom Waits na mesma noite.

A primeira vez em que Pethit subiu ao palco para apresentar oficialmente suas canções foi no Studio SP, em 2008, antes do aguardado show do compositor folk norte-americano Bonnie Prince Billy. A apresentação foi seguida por uma temporada de shows lotados na casa, no projeto ‘Cedo e Sentado – Aposta da Casa’. Depois disso, o cantor foi escalado para abrir os shows de Jens Lekman, no projeto Invasão Sueca, também no Studio SP, e para o Festival Coquetel Molotov, em Recife, ao lado de Tiê, sua parceira musical freqüente.

Acompanhado da cantora, de Tulipa Ruiz, Tatá Aeroplano e Dudu Tsuda, faz parte do coletivo ‘Novos Paulistas’, sucesso de público em apresentação no Teatro do Sesc Vila Mariana (julho 2009).

divulgação
Thiago Pethit

Por Redação