Últimas dias de “Área Reescrita” no Teatro Oficina

Por: Redação

Até o dia 28 de novembro o coreógrafo e bailarino Jorge Garcia apresenta o espetáculo de dança “Área Reescrita” no Teatro Oficina. Com entrada gratuita, o espetáculo ocupa o palco do Teatro Oficina desde o dia 12 de novembro, dia de sua estreia, e encerra essa semana suas apresentações.

A coreografia nasce a partir da investigação e observação que Jorge Garcia fez sobre as danças contemporâneas,  no contato improvisação, e sua maior preocupação foi a espacialização, a ocupação do espaço como linguagem.

“Área Reescrita” conta com 10 bailarinos que sobem nas armações, pulam as escadas utilizando técnicas Le Parkour (atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto).

Antes de entrar no Oficina, o espetáculo foi criado nas ruas, dialogando com a cidade de São Paulo. Usando o conceito de Site Specific (que consiste em decodificar ou recodificar as convenções de um espaço, como transformar espaços físicos em espaços cênicos), o grupo J. Gar.Cia Dança Contemporânea dividiu-se em equipes para a produção de vídeos (gravados em espaços públicos), dirigidos e editados pelo elenco. Em cada um deles os bailarinos se revezaram na direção, roteiro, fotografia, trilha, e produção, além da dança propriamente dita.

Os espaços escolhidos foram: ladeiras (a rua 25 de março e a rua Paris, por exemplo), o encontro de paredes com o chão (na Rua Hawaí, no túnel da avenida Paulista, nas escadarias das av. 13 de maio e na rua Piauí, em Higienópolis). As ações aconteceram com diferentes propostas, como instalações, performances e intervenções.

Por Redação