Zona leste recebe seu primeiro Festival de Cinema
Idealizado pelo cineasta Pedro Dantas, “SP Leste em Movimento” reunirá exibições, performances musicais e palestras, entre os temas, cinema e política
Três festivais no Sesc Itaquera com atrações da Latino América trouxeram Pedro a Zona Leste. Uma oficina de vídeo e quatro meses de convívio foram suficientes para entender o peso que a região possui. Com isso, propôs um roteiro colaborativo junto à comunidade e realizou um documentário sobre a ocupação de um bairro que, consequentemente, ficou conhecido pelo nome Jardim Conquista.
Seu segundo projeto sobre a região veio através da inscrição pública. Com ela realizou “Ermelino é Luz”. O roteiro também surgiu através de líderes comunitários e de associações de peso da região. Com o sucesso de sua exibição durante o lançamento, Pedro compreendeu que ali existem pessoas ávidas para conhecer o lugar onde moram e a magia da sétima arte.
Propôs o primeiro festival de Cinema da Zona Leste onde interessa-se o deslocamento de pessoas da região central, porém o convidado principal é a população local. É pra eles que o festival foi criado.
SP Leste em Movimento
A mostra começa nesta sexta-feira, 11 e traz sessões especiais. Entre elas, a Mostra Competitiva Leste, Mostra Competitiva Nacional, Samba na Tela, História SP, História Leste, História Bairros, América Latina em Movimento, Curta o Curta, Mostra Infantil , História dos Bairros, Hip Hop na Tela, Suspense na Telas, entre outras sessões.
Cinema e política
Autor do político “Você Também pode dar um presunto legal”, de 1971, Sérgio Muniz integra seu filme também no festival.
Paralelo as exibições o festival trará também palestras sobre “Cinema e Política”, Um debate sobre a cultura Hip Hop na identidade paulistana, um concurso de MC´s, uma homenagem a Nenê da Vila Matilde, com roda de debate e samba. Para conferir a programação paralela a do festival acesse