Está em exposição no Centro Cultural Correios a exposição ‘A Sagrada Família’, que reúne cerca de 100 obras de importantes colecionadores de artes barroca e popular brasileiras. A mostra dá ao visitante a possibilidade de conhecer uma das mais importantes matrizes das artes visuais do Brasil. Com exibição de terça a domingo, das 12h às 19h, até o dia 3 de março, tem entrada catraca livre.

De acordo com Romaric Sulger Büel, curador da exposição, grande parte dos mestres da arte barroca brasileira são de origem humilde, muitas vezes mestiços ou negros. A Arte Barroca Brasileira teve como fonte de inspiração a Bíblia e o Novo Testamento. Artistas do período barroco no Brasil têm origens nas congregações religiosas, principalmente com os Jesuítas. Os religiosos buscavam junto ao povo, jovens talentosos para aprender a esculpir pedra e madeira.

1/2

Crédito da imagem: Divulgação

'Fuga para o Egito' - Zé Caboclo Filho

2/2

Crédito da imagem: Divulgação

'Pietá'

  • Crédito da imagem: Divulgação

    Divulgação

    1/2

    'Fuga para o Egito' - Zé Caboclo Filho

  • Crédito da imagem: Divulgação

    Divulgação

    2/2

    'Pietá'

Longe das escolas e universidades tradicionais, a arte popular brasileira sempre produziu um saber artístico pouco valorizado. A luta pelo reconhecimento dessas artes demorou muito no mundo inteiro, mais particularmente no Brasil. Sem o trabalho de pioneiros como Janete Costa, Jacques Van de Beuque, Pierre Vergé, Marcel Gautherot, Paulo Pardal, o Brasil continuaria a considerar estas expressões como secundárias.

A Sagrada Família

24 Jan
a
03 Mar

  • de 24/01 a 03/03
    • Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 12:00 às 19:00


Catraca Livre