Exposição no Palácio do Catete retrata a Guerra de Canudos

Por: Redação

A exposição “Canudos – Memória do Mundo” apresenta ao público, a partir do dia 15 de novembro, as fotos de Flávio de Barros, fotógrafo contratado pelo exército, que fez os únicos registros visuais existentes da Guerra de Canudos. A exposição acontece no Palácio do Catete, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, com entrada gratuita.

A abertura da mostra está prevista para as 11h do próximo dia 15 de novembro, data da proclamação da República e aniversário do museu, que estará completando 52 anos de existência. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de janeiro.

A exposição contará também com um módulo onde serão exibidos vídeos, músicas, livros e várias interpretações da revolta. No dia 27 de novembro, está programada a exibição do filme “Guerra de Canudos”, de Sérgio Rezende, na Sala Multimídia do Museu, a partir das 18h, com entrada franca.

A Revolta de Canudos é um dos episódios mais marcantes da História do Brasil. O movimento, liderado pelo Beato Antônio Conselheiro entre 1896 e 1897 no sertão baiano, só foi derrotado na 4ª expedição das tropas do exército, quando foi massacrado pelo bombardeio dos soldados.

O arquivo de fotos de Flávio Barros, 69 ao todo, foi contemplado pela Unesco com o registro de Memória do Mundo, por sua importância para a memória coletiva da formação da sociedade brasileira.

Por Redação