A partir do próximo dia 22, quinta-feira, uma exposição no Centro reúne o que há de mais criativo nas favelas cariocas. "O Design da favela" vai mostrar ao público uma seleção objetos criativos desenvolvidos por moradores de 15 favelas cariocas no Centro Carioca de Design, com entrada gratuita.

divulgação

Créditos: divulgação

Uma máquina de torrar amendoim foi criada a partir de barril de chope por morador do Morro dos Macacos

A exposição é dividida em cinco temáticas. "O design informal" vai exibir objetos com usos adaptados, como latas que viraram assadeiras e pás. "O design do trabalho e do ambiente" é voltada para objetos desenvolvidos como soluções para o trabalho, a casa ou a comunidade. "O design do lazer" destaca algumas das inúmeras possibilidades quando o assunto é diversão: de brinquedos de garrafa pet e churrasqueira feita com tambor de máquina de lavar. As obras dos artesãos têm seu espaço em "O design do artesanato". Em "Do formal ao informal", casas construídas em Magé, com uso de garrafas pet, são comparadas a outros processos de construção, comerciais e acadêmicos, com o objetivo de estreitar os laços entre as comunidades que participam da exposição e o universo formal dodesign carioca.

No total, 125 objetos estarão distribuídos nos cinco espaços da exposição, todos feitos por moradores de Vidigal, Chapéu Mangueira, Rocinha, Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, Mangueira, Macacos, Providência, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Complexo da Maré, Santa Marta, Tabajaras, Babilônia, Cabritos e Barreira do Vasco.

 

O Design da Favela

23 Nov
a
20 Dez

  • de 23/11 a 20/12
    • Segundas, Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 11:00 às 20:00

Centro Carioca de Design
Praça Tiradentes, 48 Centro - Centro Rio de Janeiro - RJ (21) 2976-6611
Catraca Livre