Divulgação

Créditos: Divulgação

Ruy Barbosa foi jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro

Em comemoração ao Dia da Justiça, celebrado 8 de dezembro, personagens históricos e mitológicos serão revividos para guiar um passeio pelo Antigo Palácio da Justiça.

O jurista Ruy Barbosa, interpretado por Eduardo Diaz, e Têmis, a deusa grega protetora das leis e dos juramentos, interpretada por Dulce Penna de Miranda, comandam uma visita guiada, parte do programa Por dentro do Palácio, com entrada gratuita e classificação livre.

O passeio começa nas escadarias do Antigo Palácio da Justiça, onde o intelectual e a deusa recebem os visitantes. Após uma breve contextualização, os guias os levam para escadaria lateral de acesso ao Salão dos Passos Perdidos.

No segundo pavimento, a visita segue pelo suntuoso salão histórico do Primeiro Tribunal do Júri, seguindo para o terceiro andar, são visitadas a Câmara Isolada, sala de sessão onde os desembargadores se reuniam para o julgamento em colegiado dos processos em segunda instância e o Tribunal Pleno. O passeio é encerrado no térreo, quando o público para conhece o Pátio Interno do Palácio e as dependências do CCPJ-Rio, com uma passagem pela Sala de Acervo de Figurinos e a Sala Multiuso.

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro - Antigo Palácio da Justiça

08 Dez
Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Rua Dom Manuel, 29 Centro - Centro Rio de Janeiro - RJ (21) 3133-3366 / 3368
Catraca Livre