Virada Sustentável tem show de Elza Soares e mais de 500 atrações

O fim de semana no Rio promete! Até domingo, 10, acontece a segunda edição da Virada Sustentável, o maior festival brasileiro de cultura da sustentabilidade. Serão mais de 500 atividades em diversas regiões da cidade, todas com Catraca Livre. Entre os destaques está o show da Elza Soares nesta sexta-feira, 8, nos Arcos da Lapa, às 21h30.

Elza Soares faz show gratuito nos Arcos da Lapa durante a Virada Sustentável
Elza Soares faz show gratuito nos Arcos da Lapa durante a Virada Sustentável

Atrações culturais, apresentações musicais, atividades infantis, oficinas, performances, atividades zen, rodas de conversa e painéis fazem parte da programação, que está espalhada em pontos estratégicos como a Praça dos Arcos da Lapa, o Parque das Figueiras na Lagoa, o MAR (Museu de Arte do Rio), o Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico e o Parque Madureira.

O objetivo é aumentar o engajamento da sociedade em relação ao tema sustentabilidade, unir causas e organizações transformadoras, proporcionando uma virada de consciência na população.

Destaques da programação:

Sexta, 8 de junho

A abertura oficial da Virada Sustentável acontece no Museu de Arte do Rio (MAR) com o painel de abertura “Parcerias para a Sustentabilidade”, às 8h30. A partir das 17h30, o palco nos Arcos da Lapa recebe diversas atrações musicais, como Afrojazz, Baque Mulher e Júlia Vargas, e a grande atração da noite, Elza Soares, que apresenta seu show “A Voz e a Máquina” às 21h30.

Espaços como a Casa de Cultura Laura Alvim, o Favela Hub, o Bondinho do Pão de Açúcar, a Casa Anitcha, a Casa Gaia e a Mi Casa 328 também promovem oficinas, rodas de conversa, exposição e exibição de filmes.

Sábado, 9 de junho

O MAR (Museu de Arte do Rio) recebe painéis ao longo do dia, abordando os temas “Clima”,“Alimentação” e “Igualdade de Gênero”. Na Lagoa, o Parque das Figueiras será totalmente ocupado com diversas atividades artísticas, de ação e conhecimento e de saúde e bem-estar. A partir das 15h30, quatro grupos formados só por mulheres (Virgo, Luiza Boê, Luciane Dom e Mulheres de Buço) se apresentam no ‘Palco Delas”.

Feiras orgânicas, rodas de conversa e oficinas também acontecem no Refettorio Gastromotiva, na Lapa, e na Paróquia São José da Lagoa. Já o Parque Madureira será palco do projeto associado “Corpos (in)visíveis”, com diversas atividades artísticas e de conhecimento.

Domingo, 10 de junho

No último dia do festival, o Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, promove o painel “Diálogos Interreligiosos” e um ato com líderes de diversas religiões. A programação da Virada segue no Parque das Figueiras, na Lagoa, com diversas atividades, até seu encerramento com uma grande festa artística ao final do dia.

[tab:END]

Confira a programação completa!

Veja também: