Em outubro tudo fica cor de rosa com a campanha que estimula a luta contra o câncer de mama. O "Outubro Rosa" acontece em todo o mundo desde a década de 1990 e é marcado por diversas ações que visam conscientizar mulheres quanto o autoexame e o tratamento. E, o Catraca Livre selecionou alguns eventos que celebram a ocasião.

Em Niterói, atividades ao ar livre marcam a campanha. Até novembro a cidade recebe uma caminhada, uma corrida e uma bikeata, com participação Catraca Livre. Já na Alerj, as mulheres contam com uma série de debates e rodas de conversa entre os dias 19 e 23 de outubro. Temas como o emponderamento, violência obstétrica e combate ao HPV.

Cidade fica toda cor de rosa

Créditos: Cidade fica toda cor de rosa

Cidade fica toda cor de rosa

No sábado, dia 17, um aulão de pilates gratuito acontece no Aterro do Flamengo, às 10h e às 11h30. A ideia é incentivar a prática de exercícios físicos e o autoexame. O evento, promovido pela Universo Postura Pilates, acontece ao lado da antiga churrascaria Porcão. No mesmo fim de semana, dias 17 e 18, o feira de moda Rio Fashion Day celebra a campanha,  A feira vai promover um trabalho de conscientização sobre a doença, desde a distribuição de flyers informativos à própria decoração.

No subsolo da Estação BRT Alvorada, uma exposição traz  um projeto que visa resgatar a autoestima de mulheres com câncer de mama, através da fotografia sensual e artística. A mostra segue até dia 31 e a visitação é abertadurante todo o dia. E, o Instituto COI abre inscrições para um Curso de Câncer de Mama sobre a visão do oncologista para residentes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (21) 3385-2088 ou pelo e-mail cursos@institutocoi.org. As vagas são limitadas.

Serviço:

Remada Rosa - Com percurso do contêiner do Outubro Rosa ao Museu
Com a participação de pacientes como convidadas do stand up e da canoa havaiana e sorteio de uma prancha de stand up.
Dia 18 de outubro de 2015, domingo, às 08h
Rua Alvarez de Azevedo - Icaraí - Niterói

Bike Rosa - Bikeata pela orla.
Dia 24 de outubro de 2015, sábado, às 09h.
Local de Saída - Concha Acústica de Niterói
Local de Chegada - Praça do Rádio Amador - São Francisco (Via Orla)

Caminhada Rosa
Dia 25 de outubro de 2015, domingo, às 09h
Rua Alvarez de Azevedo - Icaraí - Niterói

Corrida Rosa
Dia 31 de outubro de 2015, sábado, às 07h30
Camboinha

De 19 a 23
Das 09h às 13h
Rua Primeiro de Março, s/n, Centro-RJ

Roda 19/10

Saúde da Mulher – Câncer de Mama e cérvico-uterino, uma realidade

Deputada Enf.Rejane; Deputada Márcia Jeovani; Deputada Tania Rodrigues;Dra.Kesley Couto Castro, mastologia e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia;Dra. Teresa Cypreste, mastologista e presidente da Comissao de Educaçao da SBM; Enfermeiro Thiago França – Coren-RJ;

Roda 20/10

Desafios enfrentados pelas mulheres vítimas de câncer após o tratamento”

Deputada Enf.Rejane; Deputada Márcia Jeovani; Deputada Danielle Guerreiro; Deputada Ana Paula Rechuan; Presidente da Associação Amigas da Mama ( AAMA), Ângela Toledo Piza Lima; Dra.Elizabeth Batalha – Associação de apoio à mulher portadora de ​​neoplasia.​ ​

Roda 21/10

Saúde da Mulher e Empoderamento

Deputada Enf.Rejane; Deputada Martha Rocha; Deputada Zeidan;Herdy Alves - Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ, pesquisador e prof.titular da UFF na área materno-infantil); Profa. Dra. Ludmila Fontenele Cavalcanti - Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ; Coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas, Indicadores e Identidades e Superintendente Acadêmica da Decania do CFCH da UFRJ

Roda dia 22/10

Prevenção e combate ao HPV

Deputada Enf.Rejane; Deputada Ana Paula Rechuan ;Deputada Lucinha; Deputada Tia Ju; Dr. Alexandre Chieppe -Subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro , Médico Ginecologista - MBA em Gestão de Saúde; Dra Raquel Vitorino, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela UFRJ; Especialista em Reprodução Humana pela UFMG; Mestre em Pesquisa Clínica pelo IPEC /FIOCRUZ; Atualmente, trabalha no Hospital do Andaraí no Setor de Imagem da Mulher. Diretora Técnica da Clínica RioMed, e professora da Faculdade de Medicina da Estácio.

Roda 23/10

Violência Obstétrica: Reflexões

Deputada Enf.Rejane; Deputada Danielle Guerreiro e convidada(o); Leila Linhares ( feminista. Advogada. Presidente da CEPIA- Cidadania, Estudo,Pesquisa,Informação e Ação); Leila Azevedo ( Diretora da Casa de Parto Davi Capistrano). Exibição do vídeo “A dor além do parto” ( 20m)

Dia 17
Às 10h e às 11h30
Aterro do Flamengo, s,n, Altura da Churrascaria Porcão.

Dias: 17 e 18
A partir das 10h
Buteko Buxixo – Rua Almirante João Candido Brasil, 19 – Maracanã (em frente à Praça Vanhargem).


Até 31 de outubro
Durante todo o dia
Estação Alvorada - Avenida das Américas, s/n, Barra da Tijuca ( Subsolo).

Dias 28 de outubro e 05, 12, 19 e 26 de novembro
Das 19h às 20h
Restaurante Ícaro – Shopping Rio Sul (Rua Lauro Muller, 116 – Botafogo, Rio de Janeiro)

Outubro Rosa

13 Out
a
20 Out

  • diariamente de 13 (Ter) a 20/10 (Ter)
    • às 09:00

Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)
Rua Visconde de Itaboraí, s/n Centro - Centro Rio de Janeiro - RJ
Catraca Livre