Castelinho do Flamengo recebe Microteatro

Por: Redação

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho –  Castelinho do Flamengo recebe até o dia 6 de dezembro uma experiência teatral inédita com entrada franca.

Trata-se do Microteatro, que durante quatro semanas, o público poderá assistir, em uma mesma noite, diversas peças de até 15 minutos, criadas especialmente para o local.

O Microteatro, inovador formato teatral criado na Espanha, traz para o Rio a realização simultânea de 7 micro-obras de até 15 minutos, para até 15 espectadores, em espaços de até 15 metros quadrados, com o tema “Pela Memória”.

O Microteatro não é um festival de esquetes, tampouco um espetáculo de teatro convencional. É um teatro em primeiro plano, um teatro dos sussurros, dos detalhes. Se fosse cinema, seria curta-metragem, se fosse literatura seria um conto. Artistas com diferentes visões e métodos foram unidos para experimentar uma nova relação com o espaço cênico. Cada micro-obra aproveitou os detalhes arquitetônicos dos diferentes aposentos do Castelinho.

Depois das apresentações das micro-obras, o Castelinho se transforma em espaço de encontro, com um bar e MicroShows,com apresentações de Djs e bandas da cidade, até meia-noite.

Confira a programação completa aqui.

Sala 1

Vista de cima, a vida faz sentido

Duração: 13 min.  Lotação: 10 espectadores

Sinopse: Uma mulher e dois homens estão mortos. Eles olham para os momentos que tiveram juntos quando estavam vivos, tentando entender o que aconteceu.

Sala2

À sós

Duração: 15 min.  Lotação: 15 espectadores

Sinopse: Uma sala sem decoração. Um homem e uma mulher, cada um sentado de um lado de uma mesa vazia. Se olham nos olhos. É a cena de um interrogatório, um interrogatório no qual muitas verdades e mentiras virão a tona e onde nada nem ninguém é o que parece ser.

O Futuro

Duração: 15 min. Lotação: 8 espectadores

Sinopse: Da despedida ao encontro e  sobre o desejo de mudar o outro ou consentir em indeterminar o futuro. Nossas histórias em um lugar comum. Um casal, um quarto e uma cama. Poderia ser um filme de amor.

Discurso sobre a verdade

Duração: 15 min. Lotação: 7 espectadores

Sinopse: A presidenta ensaia antes de proclamar seu discurso sobre a verdade.

Uma memória, um canto

Duração: 12 min. Lotação: 8 espectadores

Sinopse: Uma memoria, um passo, um canto, fala de ausência, de impermaniência, de memória. Uma afirmação imóvel pode ter a potência de uma explosão. Um corpo e sua transformação, que se dá a cada passagem da memória e nosso personagem se deixa afetar por estados e imagens e revelações.

Quando era pequeno 

Duração: 15 min. Lotação: 3 espectadores

Sinopse: As lembranças da infância de um menino: a família, o sobrenatural, a sexualidade, o carnaval e o macabro.

Memória de Elefante

Duração: 15 min. Lotação: 5 espectadores

Sinopse: Em 15 minutos uma embarcação afunda no oceano. Neste mesmo tempo vamos construir uma história de 33 anos. Dentro de uma garagem vamos tentar separar as partes, falar daquilo que está se separando dentro da gente, enquanto o IBGE registra o maior número de casamentos do século.