CCBB recebe obras de Van Gogh, Cézanne e Matisse

Os artistas são conhecidos pela revolução artística que causaram por meio do uso da cor

Até 17 de outubro, o público pode conferir a exposição  “Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie” no Centro Cultural do Banco do Brasil.  A mostra apresenta obras-primas de uma geração de artistas que sucede os impressionistas, e que recebe do crítico inglês Roger Fry a designação de pós-impressionista. A visitação é Catraca Livre e acontece de quarta a segunda, das 9h às 21h.

São 75 obras de 32 artistas que, a partir do fim do século 19, buscaram novos caminhos para a pintura. Os visitantes encontram trabalhos de nome como  Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse. Os artistas são conhecidos pela revolução artística que causaram por meio do uso da cor em seus quadros, sendo considerados grandes mestres da pintura moderna.

O “Triunfo da Cor” se organiza em 4 módulos com trabalhos provenientes dos museus d’Orsay e de l’Orangerie, ambos sediados em Paris. O módulo 1 apresenta uma seleção de obras de artistas motivados pelos estudos desenvolvidos pelo cientista Michel Eugene Chevreul sobre a técnica neoimpressionista de aplicar na tela pontos justapostos de cores primárias.

O segundo módulo conta com uma série de obras que refletem a pesquisa realizada por Paul Gauguin e Émile Bernard a partir de uma pintura sintética, marcada pela presença do desenho nos contornos e nas silhuetas, valendo-se de cores simbólicas. O três  tem como tema a ideologia estética do grupo de artistas que se definiu como profetas de uma arte nova e defendeu a origem espiritual da arte, fazendo uso da cor como um elemento transmissor dos estados de espírito. Por fim, traz obras de artistas do final do século XIX, como Cézanne, que busca inspiração na Provence, e Paul Gauguin, , que compartilhavam o gosto por uma composição ornamental em que a cor assume o protagonismo.

Esta é a segunda mostra que o Musée d’Orsay e a Fundación MAPFRE, ambos de Paris, realizam no Brasil. A primeira foi a exposição Impressionismo: Paris e a modernidade – Obras-primas do Musée d’Orsay, consagrada como a terceira mostra mais visitada no mundo no ano de 2012.