Exposição mistura cliques do Rio antigo e atual

De um lado, bondes, carros de passeio e orla limpa. Do outro, a arquitetura contemporânea, ônibus, táxis.

Praia de Ipanema, em mix de imagens

Centro Cultural Light, no centro da cidade, recebe a mostra Augusto Malta Revival – O olhar documental de Augusto Malta, pelas lentes de Marcello Cavalcanti. As obras ficam expostas entre 28 de outubro e 20 de novembro, com visitação Catraca Livre de segunda a sexta, das 10h às 17h.

A exposição do fotógrafo Marcello Cavalcanti une o Rio de Janeiro dos séculos XX e XXI em imagens que misturam seu trabalho com o de Augusto Malta, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Abertura de grandes avenidas, a demolição do morro do Castelo, extinção de cortiços para abrigar bairros nobres, o povo carioca em sua essência, nada escapou das lentes de Malta. Graças a ele, a cidade do Rio de Janeiro possui um acervo de 80 mil fotos, entre os anos 1900 e 1940.

Grande admirador Malta, o também fotógrafo Marcello Cavalcanti teve a ideia de revisitar seu Rio de Janeiro, refazendo as célebres fotografias, nos dias atuais, buscando o ângulo e local exato. Posteriormente, através de manipulação digital, uniu as imagens, selecionando minuciosamente o que ficaria em cena, em cada uma. O resultado final coloca lado a lado pessoas separadas por quase um século, meios de transporte, edificações, vestuário, costumes, etc.