Festival Varilux tem cinema francês, debates e oficinas gratuitas

O clássico “O Homem do Rio”, de 1964, integra programação em homenagem ao aniversário da cidade
O clássico “O Homem do Rio”, de 1964, integra programação em homenagem ao aniversário da cidade

A partir do dia 10 de junho, o Rio de Janeiro ganha ares franceses com o Festival Varilux, que exibe diversos filmes deste país, que tem uma das produções cinematográficas mais efervescentes do mundo. Os estabelecimentos que participam da mostra são Cine Odeon, Espaço Itaú De Cinema (salas 1 e 4), Cinespaço Rio Design, Cinestar Laura Alvim, Cinema Leblon, Instituto Moreira Salles, UERJCine Jóia, Arena Carioca Dicró, Cinecarioca Nova BrasíliaBiblioteca Parque Manguinhos, Cinemaison e Kinoplex Fashion Mall. A maioria dos lugares tem programação até o dia 17 de junho, mas o Cine Odeon estende as sessões até o dia 24 do mês. Todos os filmes têm entrada Catraca Livre.

Neste ano, o festival pretende levar a todas as capitais brasileiras as novidades do cinema francês. A programação contempla longas como “Samba”, de Olivier Nakache e Eric Toledano, a comédia “Que Mal Eu Fiz a Deus?”, de Philippe de Chauveron, “Gemma Bovery”, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary e “Papa ou Maman”, de Martin Bourboulon, entre outros.

Além da exibição de filmes, o evento leva atores e diretores para debates e palestras com o público. Nakache e Toledano terão a companhia de Pio Marmai e Tahar Rahim, respectivamente no elenco dos filmes “Beijei uma Garota” e “Samba”. Participam também o ator Noom Diawara e o diretor Philippe de Chauveron, de “Que mal eu fiz a Deus?”, e os diretores Anne Fontaine, Audrey Dana e Cécile Telerman, entre outros.

Filme “Samba”, de Olivier Nakache e Eric Toledano, é sucesso nas telas francesas
Filme “Samba”, de Olivier Nakache e Eric Toledano, é sucesso nas telas francesas

O festival conta também com a Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, aulas de direção gratuitas com Anne Fontaine e ação educativa que exibe filmes em escolas de mais de 15 cidades.

Para comemorar os 450 anos da Cidade Maravilhosa, o Varilux exibe ainda o clássico francês “O Homem do Rio”, de 1964, dirigido por Philippe de Broca, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d’Orléac.

Confira toda a programação no site do Festival Varilux de Cinema Francês.