Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Parque das Ruínas recebe a exposição grátis "Religare", da fotógrafa Aline Macedo. Por meio de 10 imagens, a artista retrata as transformações femininas de forma simbólica, criadas a partir de questões reais na vida de mulheres.

Créditos: Aline Macedo/Divulgação

Um dos trabalhos da artista visual Aline Macedo exposto no Parque das Ruínas

Com curadoria de Michele Pucarelli, professor e coordenador da pós-graduação de Fotografia e Imagem do IUPERJ/UCAM, o projeto surge de um anseio pessoal e coletivo em colocar para fora tudo o que grita, promove e intensifica a libertação feminina.

"Os discursos e as teorias de tudo o que o feminismo propõe desde os anos 60 flutuam desde então por meio de sons que, ora quase não se fazem ouvir, ora reverberam em tantos decibéis que se torna desnecessário relembrar todos os passos dados até aqui para além do ponto fundamental de lembrar que o  ‘pessoal é político’. Sendo o corpo político, se abrem as portas da percepção para se repensar e redimensionar as questões sobre família, trabalho doméstico, cuidado com as crianças, a divisão do trabalho e, por fim, a própria sexualidade”, afirma o curador.

Com base no conceito de imagem encenada, a autora constrói mundos onde os medos possam ser exterminados, as barreiras transportadas e os corpos femininos mergulhados num rito-performance de autoconfiança e entrega, inspirando aqueles que veem o trabalho para fazer o mesmo: mergulhar.

Aline Macedo reconhece que no mundo, no Brasil e no Rio, as mulheres têm se unido cada vez mais para expressarem sua voz contra o machismo e o feminicídio. “Ainda é preciso lutar por direitos básicos sobre nossos corpos e nossa liberdade e enfrentar diariamente as dificuldades que ainda existem em ser mulher. Por outro lado, é necessário que cada vez mais mulheres tomem conhecimento sobre sua força criativa e seu poder de transformar a si mesma, resgatando a essência da mulher selvagem” explica a autora.

A exposição está em cartaz no centro cultural em Santa Teresa, na zona sul, de terça a domingo, das 8h às 18h, até o dia 1º de abril.

Veja também:

Grandes artistas femininas colorem exposição no MAC Niterói

Religare

04 Mar
a
01 Abr

De 04/03 a 01/04:   Terças,  Quartas,  Quintas,  Sextas,  Sábados e  Domingos das 08:00 às 18:00

Centro Cultural Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Teresa Rio de Janeiro - RJ (21) 2224-3922 / (21) 2215-0621
Catraca Livre
add Google Agenda