Nova galeria no Rio, Alliance Verte apresenta “Usina”

Clarissa Pivetta exibe registros fotográficos de intervenções urbanas feitas em meio a intercâmbio cultural franco-brasileiro

Abre ao público nesta quarta-feira, 22, a partir das 19h, a mostra “Usina”, de Clarissa Pivetta, na Galeria Alliance Verte, um novo espaço cultural na cidade, a ser inaugurado também na ocasião pela Aliança Francesa. Com exibição de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h, a exposição fica em cartaz até dia 2 de agosto. A entrada é gratuita.

“Usina” apresenta registros fotográficos de Clarissa Pivetta sobre um intercambio cultural franco-brasileiro com artistas urbanos e suas intervenções artísticas dentro de uma central elétrica de Macaé. O intercâmbio artístico-cultural aconteceu entre os artistas franceses Lazoo, Shaka, Speedy Graphito e RCF1 e os brasileiros Alexandre Orion, Bruno Big, Marcelo Ment e Márcio Piá.

Clarissa passou os últimos três anos registrando a transformação do espaço industrial de uma usina termelétrica em uma galeria de arte a céu aberto. O trabalho da artista faz parte de uma iniciativa da Aliança Francesa, dedicada às culturas urbanas, com o apoio da EDF Norte Fluminense.

Catálogo e registros visuais

Além da exposição, o catálogo “Usina”, com registros visuais das intervenções, será lançado no evento de inauguração. O projeto também resultou em um videodocumentário contendo imagens e depoimentos dos artistas e funcionários da usina, que pode ser conferido através do link https://vimeo.com/49454531.

Por Redação