Um dos privilégios do Rio de Janeiro é o encontro entre o mar e as montanhas. Sem modéstia, é a orla urbana mais bonita do mundo. Em cada trecho, um cartão-postal. Para explorar a cidade de diversas formas, quem gosta de atividades ao ar livre pode seguir este roteiro do Top5 Rio de caminhadas com vista para o mar.

As subidas listadas para contemplar a cidade são fáceis e, na descida, o programa termina com um belo mergulho de mar em algumas das melhores praias do Rio. Tem recompensa melhor depois de suar a camisa e curtir um visual daqueles?

  • Pista Claudio Coutinho - Urca

Créditos: RIOTUR

Pista Claudio Coutinho, na Urca, com mergulho na Praia Vermelha

Em cenário de cartão-postal, aos pés do Morro da Urca e vista para o Pão de Açúcar, este é um dos melhores lugares para caminhar no Rio. O trajeto começa no lado esquerdo da pequena e exuberante praia Vermelha e tem 1,25km de extensão. O caminho é todo à beira-mar, cercado por verde, com diversas árvores nativas, como o pau-brasil, e animais silvestres. Por lá, não é permitido bicicleta, skate ou patins. Quem quiser suar a camisa, vale fazer a trilha do Morro da Urca, subida feita em cerca de 40 minutos. O visual compensa o esforço. Uma alternativa é descer de Bondinho. Na volta, aquele mergulho revigorante na Praia Vermelha.

  • Forte Duque de Caxias - Leme

Créditos: RIOTUR

Depois de subir o Forte Duque de Caxias, a pedida é relaxar na Praia do Leme

O Forte Duque de Caxias, popularmente conhecido como Forte do Leme, é uma excelente opção de caminhada no Rio. Vale a pena subir o trajeto de paralelepípedos durante meia hora para contemplar a vista para toda a praia de Copacabana, além de Pão de Açúcar e Praia Vermelha de ângulos fora do lugar-comum. O trajeto circunda o morro, então é possível apreciar diversos visuais. Um mergulho na praia do Leme cai bem.
  • Parque Penhasco Dois Irmãos - Leblon

Créditos: RIOTUR

Parque Dois Irmãos e o visual para as praias do Leblon, Ipanema e Arpoador

Ícone carioca, o Morro Dois Irmãos reina absoluto na orla do Arpoador ao Leblon. Pois é possível chegar pertinho dele ao subir para o Parque Penhasco Dois Irmãos, com acesso a partir da rua Aperana, no Leblon. Quem preferir, pode subir de carro até o estacionamento e fazer  resto do passeio a pé. A Área de Preservação Ambiental oferece quatro mirantes, em diversos níveis, com decks de madeira. Lá de cima é possível avistar as praias, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico e Corcovado. Para finalizar, um mergulho na praia do Leblon, com uma esticadinha no quiosque Azur, do chef Pedro de Artagão, fazem a programação perfeita.

  • Pedra Bonita - São Conrado

Créditos: RIOTUR

Que tal subir a Pedra Bonita e depois se jogar na areia da Praia de São Conrado ou Joatinga?

Principal pico para a prática de asa-delta e parapente na cidade, a Pedra Bonita é uma boa opção de caminhada no Rio. Do amplo cume,  a vista para a Pedra da Gávea, praia de São Conrado, Morro Dois Irmão, Lagoa, Cristo e Zona Oeste recompensam a caminhada. Para chegar ao início da trilha é preciso subir pela Estrada das Canoas até a Estrada da Pedra Bonita. É o mesmo caminho para a rampa de vôo, no entanto, há uma sinalização indicando o início da trilha, à direita. Depois de curtir o visual estonteante, as praias de São Conrado, Joatinga e Pepê ficam logo ali.
  • Mirante do Caeté - Prainha

Créditos: RIOTUR

Mirante do Caeté, na Prainha, Zona Oeste do Rio

A Prainha, na Zona Oeste, é uma das praias mais bonitas do Rio. Lá, fica o Parque Natural homônimo, onde rola a caminhada até o Mirante do Caeté, com percurso sinalizado. Pelo trajeto, exuberante fauna e flora, além de diversos pontos para observar a vista para o mar antes de chegar ao topo. Do Mirante do Caeté é possível contemplar a beleza da praia do Secreto, praia da Macumba, Pedra do Pontal, Barra da Tijuca e Pedra da Gávea. Depois de curtir e tirar boas fotos, o mar azul lá embaixo é um tanto quanto convidativo para você descer a trilha e curtir a praia.
Para curtir esta caminhada até o Mirante do Caeté, é preciso estar atento ao horário de funcionamento do Parque Natural da Prainha: das 8h às 17h (até 18h no horário de verão). Fechado às segundas!

Imagem Autor

Listas top5 sobre o Rio de Janeiro. Roteiro temáticos e criativos sobre Gastronomia, Bares, Cultura, Passeios, Roteiros, Esportes e Infantil.

+ posts do autor