Divulgação

Créditos: Divulgação

Trilha garante uma bela vista da cidade

A cidade fica cheia durante o Carnaval, com muita festa e diversão programadas, mas para aquelas pessoas que curtem a natureza e desejam aproveitar o feriadão para passear e se exercitar, fazer a Trilha do Morro da Urca pode ser uma boa opção.

Passeio gratuito, a trilha sai da pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha, e entre 20 e 40 minutos, dependendo do porte e da disposição de cada pessoa, chega ao Morro da Urca. O local oferece uma vista panorâmica do Rio, que inclui a Enseada de Botafogo até o Aterro do Flamengo.

Está é uma forma de aproveitar a natureza sem gastar os R$ 53 no ticket do Bondinho. A caminhada pode ser feita por qualquer pessoa, mas o ideal é que crianças tenham mais de 5 anos de idade.

Após as 19h, é possível pegar o teleférico de volta para a Praia Vermelha sem pagar. Por isso, visitar o local no final da tarde pode ser uma alternativa interessante, além de garantir uma ótima vista para o pôr do sol na cidade.

Dicas importantes

A trilha fica dentro do Monumento Natural dos Morros da Urca, do Pão de Açúcar e da Babilônia, uma unidade de conservação municipal. Desta forma, é importante respeitar algumas regras:

- Evitar atalhos.

- Respeitar horários da unidade de conservação, aberta das 8h às 18h, durante o verão.

- Usar roupas e sapatos adequados.

- Não jogar lixo e não alimentar os animais.

Guias de passeio

De preferência, fazer a trilha com alguém que conheça o caminho. O site da Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (Aguiperj) traz informações sobre especialistas no assunto.

Há uma bilheteria, no Morro da Urca, para quem quiser ir até o Morro do Pão de Açúcar. Neste caso, o ingresso sai por R$ 26,50. A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar informa que o portão da trilha e a bilheteria fecham às 19h.

Leia mais informações sobre este assunto no Jornal O Globo.

Trilha do Morro da Urca