O usuário e/ou senha digitados estão incorretos.

Logo CCBB

Canal

CCBB

Tropicália é tema de exposição no CCBB RJ

A mostra traz um apanhado da história e da estética desse movimento e revisita todas as faixas do álbum 'Tropicália ou Panis et circensis'.

24/08/2017 14:33

por Publieditorial

Em homenagem aos 50 anos do movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro realiza a exposição “Tropicália – Um Disco em Movimento”. A mostra que revisita todas as faixas do álbum 'Tropicália ou Panis et circensis', fica em cartaz até 18 de setembro com entrada Catraca Livre, das 9 às 21h.

A exposição faz um apanhado da história e da estética desse período cultural ocorrido no país no final dos anos 1960 e que teve como potência Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Nara Leão, e a toda uma turma de peso.

Créditos: reprodução

Mostra comemora 50 anos do movimento musical

Por meio de filmes, textos, e obras de arte, o público revisitará composições que fizeram história, como “Geleia Geral”, “Baby”, “Enquanto o seu Lobo não vem”, numa experiência visual, sonora e literária. A mostra tem curadoria do Estudio M’ Baraká e Fred Coelho.

Cícero Dias – Um Percurso Poético

Outra exposição que também está em cartaz no CCBB RJ é uma retrospectiva com cerca de 125 obras do pernambucano Cícero Dias (1907-2003), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, reconhecido internacionalmente. A visitação acontece de quarta à segunda, das 9h às 21h e também é Catraca Livre.

As obras são provenientes de grandes coleções públicas e privadas brasileiras e também de outros países, como Austrália, China e França. Elas contextualizam sua história e evidenciam sua relação com poetas e intelectuais e sua participação no circuito de arte europeu.

Créditos: © DIAS, CÍCERO

"O Goleiro", dec. 1920, de Cícero Dias

Na edição carioca, a exposição foi acrescida de cinco obras, entre elas a emblemática obra de 12 metros, Eu vi o mundo… ele começava no Recife, que causou comoção no Salão Revolucionário de 1931, e do painel Visão carioca, com 8 metros de comprimento.

“Tropicália – Um Disco em Movimento” e "Cícero Dias – Um Percurso Poético"

18 Ago
a
18 Set

De 18/08 a 18/09:   Segundas,  Quartas,  Quintas,  Sextas,  Sábados e  Domingos das 09:00 às 21:00

CCBB RJ - Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 Centro - Centro Rio de Janeiro - RJ (21) 3808-2020
Catraca Livre

Veja também

CCBB comemora Consciência Negra com 72 horas de programação

Festival de cinema leva filmões nacionais gratuitos ao CCBB BH

CCBB completa 28 anos com 36 horas seguidas de programação

Mostra interativa e gratuita transforma CCBB num grande jogo

Confeitaria Colombo inaugura salão de chá no CCBB

Festival homenageia trilhas sonoras do cinema em programação