A Escola oferece cursos gratuitas de qualificação profissional e construção cidadã a jovens de 17 a 21 anos, estudantes da rede pública de ensino e moradores de áreas de vulnerabilidade social. As aulas acontecem em um amplo espaço, localizado no Cais do Porto, região central, estrategicamente escolhida para acolher aos jovens de todas as comunidades e bairros da Grande Rio.

A escola está dividida em 2 núcleos: Núcleo de Artes Cênicas, que engloba os cursos de “Iluminação Cênica”, “Montagem de Shows e Espetáculos” (Cenários), “Contrarregragem e Adereços”, “Figurino e Costura”, “Maquiagem” e “Cabelo”; e o Núcleo de Artes Visuais e Tecnologia, que oferece cursos de “Vitrinismo e Marketing Visual”, “Fotografia” e “Tratamento de Imagem”.

A Spectaculu é uma Organização Civil sem fins lucrativos criada em 2000, a partir do desejo de Gringo Cardia (Cenógrafo) e Marisa Orth (atriz) em ter uma participação na área social para a juventude no Brasil, trabalhando a sua consciência crítica, autoestima e direitos através da arte e de uma profissão ligada à área dos espetáculos, da imagem e da tecnologia.