Zoológico do Rio receberá casal de pandas do governo chinês

Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a um casal da carismática especie.
Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a um casal da carismática especie.

Uma das espécies mais carismáticas do reino animal chega ao Brasil até 2016. Um casal de pandas adultos será doado pelo governo chinês para o Zoológico do Rio. Ameaçados de extinção, eles receberão cuidados especiais para se adaptar ao cenário carioca.

De acordo com o jornal O Dia, para abrigar o casal será desenvolvido um viveiro climatizado, que imitará os elementos do habitat natural da espécie. Os pandas são originários das florestas chinesas de bambuzais. Ameaçados de extinção e com fama de preguiçosos quando o assunto é reprodução, eles chegam até 1,5 metro de comprimento e podem pesar até 115 quilos.

O governo chinês será responsável pelos custos e enviará para o Rio uma equipe especializada, a fim de garantir boa adaptação, segurança e manutenção dos animais. A doação dos pandas ao zoológico reforça uma prática do governo chinês que simboliza boa parceria com nações amigas. O Rio de Janeiro deve ser a primeira cidade da América do Sul a ser contemplada com o gesto.

O diretor da Fundação RioZoo, Marcus Delgado, disse ao jornal que representantes do governo chinês aprovaram o espaço do zoológico para a construção do espaço: “Recebemos os chineses, que queriam saber da possibilidade de o projeto ser implantado. Nós mostramos interesse e eles aprovaram as três áreas que nós indicamos para o ambiente dos pandas ser instalado”.

Leia a reportagem na íntegra.