A mudança temática do samba na década de 1930

Composta por Ismael Silva e Nilton Bastos em 1931, a canção “Se você jurar” marca um período de transição temática do samba carioca que acontece ao longo da década. Durante os anos 1920, os sambistas da capital eram muito associados à malandragem pois predominava a temática da aversão ao trabalho.

Quando Getúlio Vargas assume a presidência, a tendência de cantar sobre o malandro entra em conflito com o discurso político e ideológico do governo, que fazia apologia ao trabalho. O universo da malandragem permanece até o final da década como ponto central dos sambas, mas cada vez mais diluído.

A composição de Ismael e Nilton, por sua vez, exemplifica este movimento. Relata o caso de um boêmio disposto a largar sua vida frívola em nome do amor. Experiente em ter o coração partido, o homem exige uma “jura” da amada para poder se regenerar. O conflito entre deixar ou não a orgia por uma causa maior evidencia a “regeneração” do samba:

“Se você jurar que me tem amor
Eu posso me regenerar
Mas se é para fingir, mulher
A orgia assim não vou deixar
Muito tenho sofrido
Por minha lealdade
Agora estou sabido
Não vou atrás de amizade
A minha vida é boa
Não tenho em que pensar
Por uma coisa à-toa
Não vou me regenerar
A mulher é um jogo
Difícil de acertar
E o homem como um bobo
Não se cansa de jogar
O que eu posso fazer
É se você jurar
Arriscar a perder
Ou desta vez então ganhar”