Concurso cultural premia leitores com o livro “Samba de sambar do Estácio – 1928 a 1931”

Ismael Silva foi um dos principais personagens do samba e do bairro do Estácio

Em parceria com o IMS (Instituto Moreira Salles), o Samba em Rede lança um concurso cultural que premia duas pessoas com um exemplar da nova edição do livro “Samba de sambar do Estácio – 1928 a 1931”, do pesquisador musical Humberto M. Franceschi.

A publicação, que revela o surgimento do samba batucado no bairro carioca, vem acompanhada de um DVD com um mapa interativo, 100 músicas, 54 imagens e 21 depoimentos citados pelo autor.

Para participar, basta enviar um email para contato@sambaemrede.com.br até às 10h do dia 12 de dezembro, responda a pergunta: qual é considerada a primeira escola de todas? O resultado será divulgado no dia 12 de dezembro às 18h.

Fruto de 20 anos de pesquisa, Franceschi – falecido em junho deste ano, aos 84 anos – aborda um período pouco estudado da história da música popular brasileira.

Por meio de depoimentos dos remanescentes do Deixa Falar, considerada a primeira escola de samba de todas, o autor mergulha no momento em que o samba-maxixado começava a se transformar no samba que se conhece hoje e analisa a relação do gênero com o candomblé, o futebol e a prostituição.