Fundo de Quintal no programa “Ensaio” em 1991

Tudo começou no Cacique de Ramos, ponto de encontro de amigos para fazer pagode. Desta reunião surge o grupo Fundo de Quintal, formado por Sereno, Sombrinha, Ubirani, Bira Presidente, Cleber Augusto e Arlindo Cruz. O sexteto participa do programa “Ensaio”, da TV Cultura, em 1991, contando histórias e cantando clássicos.

Em uma seguidinha de músicas, o grupo abre o episódio dando um show com composições de Paulinho da Viola, Monarco, Candeia e Ratinho. Formado em arquitetura e eternamente apaixonado pela música, Cleber Augusto é o primeiro a dar um depoimento sobre o começo do seu trajeto como sambista.

Parte do coral da escola, Arlindo Cruz tentou carreira de militar na aeronáutica antes de entrar profissionalmente no meio musical. Seu início de carreira foi tocando com Candeia no grupo Mensageiros do Samba, no qual Arlindo substituiu seu pai.

Sombrinha toca violão desde os nove anos. Conta: “com 12 já estava no crime, com a cachaça”. Foi passar uns dias no Rio de Janeiro e, após conhecer Bira Presidente, ficou para sempre. Em pouco tempo, entrou para o grupo Fundo de Quintal.

Salgueirense de coração, o carioca Ubirani passou por todos os tipos de profissão (portuário, taxista, dono de botequim…). Lembra de suas primeiras memórias de Carnaval, dançando nu aos 6 anos de idade ao som da marchinha “Allah-la Ô”. Assista ao programa: