Toinho Melodia: financiamento coletivo para o CD ‘Paulibucano’
O cantor e compositor Toinho Melodia está em fase de preparação de seu primeiro CD, intitulado “Paulibucano”. Para viabilizar a produção da obra, o sambista lança uma campanha de financiamento coletivo no Catarse.
As recompensas vão desde CDs autografados, shows particulares e ingressos para apresentações; as cotas custam entre R$13 e R$4 mil e podem ser adquiridas até às 23h59m59s do dia 2 de agosto de 2017.
No repertório, 13 composições autorais que reverenciam a realidade do retirante nordestino e sambista criado nas periferias da metrópole paulistana. Com a produção musical de Rodolfo Gomes e do Conjunto Picafumo, o disco resgata diferentes vertentes do gênero com claras referências à cultura nordestina
- Luara Oliveira e as Comadres convida o público para o pré-save de “Xango é Meu Rei”
- Artistas dão dicas de discos para viajar em casa em tempos de coronavírus
- ‘Terreirão do Reduto’ faz roda no Dia das Mulheres
- Vanessa da Mata e Orquestra Heliópolis se apresentam dia 15
Mais sobre Toinho
O sambista nascido no Recife chegou à cidade de São Paulo em 1962. Inspirado pelas constantes transformações no seu cotidiano, Antonio Freire de Carvalho Filho, mais conhecido como Toinho Melodia, passa a cantar situações diárias em que ele mesmo é testemunha ou protagonista.
Consagrado nas escolas de samba Unidos do Morro de Vila Maria, Unidos do Peruche, Vai-Vai e Camisa Verde e Branco, o compositor passa a apresentar suas composições também em comunidades como o Samba da Vela, Pagode da 27, Comunidade Maria Cursi e Kolombolo. Também caminhou ao lado de diversos bambas da paulicéia como Jangada, Talismã, Toniquinho Batuqueiro e Zeca da Casa Verde.
Atualmente, Toinho comanda o Conjunto Picafumo em rodas de samba que sustentam a bandeira das composições autorais, ainda cantando a cidade em crônicas comoventes.
A iniciativa busca o engajamento de todos os que valorizam e acreditam nas transformações que as manifestações autênticas da arte podem promover. E, se você se identifica com essas questões, que tal dar sua contribuição à música? O samba agradece.
Confira aqui o vídeo da campanha: