Chico Buarque, fã de Ismael Silva

Ismael Silva foi uma grande influência na obra de Chico

Escolhido como herdeiro musical de Noel Rosa, a anunciada preferência de Chico Buarque por Ismael Silva causou rebuliço. Em uma gravação, o compositor dizia que Ismael era a maior influência que teve em toda sua obra, chamando-o inclusive de “pai musical”.

No entanto, Chico explica posteriormente em uma entrevista com João Nogueira, para o Jornal do Brasil, em 1995, que falou o nome dele para lembra-lo na memória esquecida do público. Apesar de Noel ter caído um pouco no esquecimento também, na época, tinha mais apelo do que Ismael.

Chico Buarque, um entre os vários nomes que admiravam o sambista, foi além do que Ismael jamais poderia imaginar. Embora só tenha cruzado com ele algumas vezes nos bastidores dos festivais de música e nos programas de televisão, deixou um bilhete para Ismael nas mãos do jornalista musical Sérgio Cabral para ele entregar:

“Ismael, você está cansado de saber da minha admiração pelos seus sambas. Você sabe o quanto lhe devo por toda sua obra.”

Junto ao bilhete, Chico deixou um cheque que recebera do Governo do Estado da Guanabara como prêmio. A pequena homenagem pelo aniversário de Ismael, que vivia modestamente, foi descontada tempos depois – porque o vaidoso sambista queria comprovar a prova de admiração e carinho que era recíproca.