Discos de Nelson Cavaquinho em três abordagens diferentes

Quatro mestres do samba unem-se para trazer o melhor de suas obras

Nelson Cavaquinho acumulou 11 discos em sua discografia, entre os quais participou de seis e lançou três – os dois restantes foram discos regravados em outras produtoras. Após a sua morte, em 1986, alguns artistas propuseram-se a gravar canções inéditas do compositor e regravar alguns de seus sucessos.

Entre os discos, destacam-se  “Quatro Grandes do Samba“, no qual Nelson e mais três mestres do samba assinam o repertório e cantam juntos; “Nova História Da Música Popular Brasileira“, em que alguns de seus principais intérpretes e ele mesmo interpretam suas canções e “Quando Eu Me Chamar Saudade“, feito em homenagem ao compositor no ano em que ele completaria 80 anos.

Em 1977, Nelson Cavaquinho grava com Guilherme de Brito, Candeia e Elton Medeiros o álbum histórico “Quatro Grandes do Samba”. Composto por sambas escritos e interpretados por eles, o disco traz 12 faixas – das quais sete são de Nelson. No ano seguinte, a coletânea da Abril Cultural lança seu 40° volume, “Nova História Da Música Popular Brasileira”. A seleção de sambas de Nelson ganha releituras nas vozes de Ciro Monteiro, Orlando Silva, Elizeth Cardoso, Nora Ney e dele mesmo.

Por fim, em 1991, o jornalista e crítico musical Sérgio Cardoso produz o disco que marca a data de nascimento de Nelson. Em “Quando Eu Me Chamar Saudade”, uma das canções mais famosas do sambista que intitula o álbum, 14 faixas relembram o grande mestre que deixou um país inteiro saudoso.