Fernando Faro relembra último show de Nelson Cavaquinho em seu centenário

No centenário de Nelson Cavaquinho, em 2011, Fernando Faro abre o programa “Ensaio” com um depoimento sobre o compositor. O produtor musical fala, sem esconder a saudade, sobre o último show do sambista, em 1973, no próprio “Ensaio”.

Na ocasião, o artista introduz a origem de seus sambas canções, o contexto no qual foram criados e fala inevitavelmente de sua vida. Nelson abre o show com sua primeira composição gravada, “Não Faça Vontade A Ela” (com Henricão e Rubens Campos).

Na sequência, canta a primeira canção que gravou com Ciro Monteiro, “Rugas” (com Ary Monteiro e Augusto Garcez). Ainda canta a primeira composição autoral que ele mesmo gravou, “Aquele Bilhetinho” (com Arnô Carnegal e Augusto Garcez).

O programa segue com muitas outras parcerias de Nelson, que foi gravado por nomes de peso como Clara Nunes, Guilherme de Brito – que o acompanha discretamente neste show e foi seu principal parceiro – e Elis Regina. Próximo ao fim do espetáculo, canta com Guilherme o samba “Folhas Secas”, que ecoou na voz de Elis e alcançou grande sucesso.

Um dos principais músicos do Brasil, Cavaquinho fala com propriedade sobre os jovens artistas, uma geração talentosíssima, formada por Paulinho da Viola, Chico Buarque e Gilberto Gil. Enfim, finaliza a apresentação com “Visita Triste” (com Guilherme Brito e Anatalício).

O sambista se despede: “Já vem a saudade outra vez me visitar / Que visita triste, só me faz chorar / Para ninguém ver o meu pranto / Boa noite para todos / Eu vou me retirar (…)”.