Rolando Boldrin declama poema para Dorival Caymmi

O ator, poeta e apresentador Rolando Boldrin declama poema de sua autoria para Dorival Caymmi, em lembrança ao seu centenário de nascimento, no programa Sr. Brasil, da TV Cultura. Com uma oratória envolvente, Boldrin evoca a voz de Caymmi em seu eu lírico para despedir-se do mundo.

Dando vez ao povo brasileiro, o compositor deixa uma importante herança ao país. Com uma produção musical de pouco mais de 100 canções sobre a Bahia, o azul do céu e verde do mar, Caymmi permanece na memória brasileira. Da poesia, em que o músico diz um adeus quase relutante aos seus queridos e à nação que tanto amava, restam olhos marejados de uma saudade eterna – tanto de Boldrin como de quem o assiste.

O programa Sr. Brasil começou em 1981 com Rolando e seguiu em outros canais com outros títulos. Caminha ainda hoje com o mesmo propósito de divulgar os ritmos, temas, artistas e as culturas regionais. Vale tudo escrito em prosa, verso, música e até histórias a serem contadas – desde que sejam genuinamente nacionais.