Últimas notícias:

Loading...

16 pacientes morrem à espera de leito para covid-19 em SC

A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 adulto é de 98,63% em todo o estado

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina informou que nos últimos 13 dias 16 pacientes com covid-19 morreram à espera de leito especializado no estado.

Foram nove pessoas em Chapecó, que aguardavam dentro de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) a transferência para hospitais.  Outras seis morreram em cidade de Xanxerê, enquanto aguardavam vaga em hospitais especializados, e uma técnica em enfermagem perdeu a vida em Itapema, por falta de UTI.

Na última segunda-feira, 1º, um homem também morreu na emergência de um hospital, à espera de vaga UTI.

pacientes morrem em SC

De acordo com o governo de Santa Catarina, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 adulto é de 98,63% em todo o estado.

Com a grande demanda, os hospitais pedem para que as pessoas procurem atendimento somente em casos graves (urgência e emergência).

Novos leitos de UTI

O Governo do Estado informou que abrirá um edital de cotação de diárias de leitos de UTI na rede privada de hospitais. A ideia do Executivo é ampliar a oferta de leitos intensivos para atender os doentes mais críticos.

“Há uma ampliação significativa dos leitos da rede pública, porém, nesse momento, precisamos de toda a estrutura disponível. A doença se espalhou de forma muito veloz nas últimas semanas e necessitamos dos leitos privados para fazer esse enfrentamento”, afirmou  o governador Carlos Moisés.

leitos em santa catarina
Crédito: Julio Cavalheiro /SecomGovernador abre edital para novos leitos privados de UTI

Segundo o governo, desde o início da pandemia, o número de leitos públicos de terapia intensiva foi ampliado em mais de 160%, ultrapassando os 1,5 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

Compartilhe: