2ª fase: Vacinação contra sarampo vai desta segunda até o dia 30

Segunda fase é voltada para vacinar jovens entre 20 e 29 anos

Por: Redação

Nesta segunda-feira, 18, até domingo, 30, acontece a nova fase de vacinação contra o sarampo voltada para pessoas com idades entre 20 e 29 anos. A ideia é que seja tomada duas doses da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) em um intervalo de, no mínimo, 30 dias.

pessoa de perfil com a cabeça cortada da foto recebendo vacina
Crédito: Fernanda Sunega/ Fotos PúblicasVacinação para pessoas entre 20 e 29 anos vai até dia 30 de novembro

Se já tiver tomado a primeira dose em outro momento, com comprovação, é só procurar uma unidade básica e saúde (UBS) com a carteirinha de vacinação para tomar a segunda.

A primeira fase da campanha vacinou 400 mil crianças entre 6 meses e 4 anos, e 11 meses e 29 dias.

No estado de São Paulo foram confirmados 11.574 casos de sarampo até quarta-feira, 13, sendo que pouco mais da metade (6.510) foram na capital e 14 pessoas já morreram.

Em 2020, segundo o Ministério da Saúde, haverão mais três fases da campanha focadas em idades de 5 a 19 anos, de 30 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Sarampo: quais os sintomas e como se prevenir

O vírus, conhecido por ser o mais contagioso micro-organismo causador do sarampo, é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções, carregadas pelo ar. Portanto, basta um espirro ou um beijo para que ele seja propagado.

Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. Já outras sofrem com manchas no corpo, conjuntivite e febre. A única forma de prevenção é a vacina, tanto em adultos quanto em crianças, o maior grupo de risco, que, ao contaminar a doença, pode chegar a óbito.

Hoje, tanto a tríplice viral quanto a tetravalente (contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora) estão disponíveis na rede pública e privada. Para se proteger, basta ir ao posto de saúde mais próximo e solicitar a vacina.

Abaixo, confira os principais sintomas do sarampo:

  • Dor muscular
  • Dor de garganta
  • Cansaço
  • Febre acima de 38º
  • Manchas vermelhas na pele
  • Pontinhos brancos dentro das bochechas
  • Vermelhidão nos olhos
  • Tosse seca

Ao notar os sintomas, é importante consultar um clínico geral ou pediatra, no caso das crianças, para confirmar o diagnóstico, que pode ser feito apenas com avaliação clínica ou através de exames laboratoriais.

O vírus do sarampo é facilmente transmitido por tosse ou espirros, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para cobrir a boca.

Saiba mais aqui.

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …