3 dicas para quem deseja comer bem sem dieta

Mindfulness ensina como podemos comer melhor por meio da atenção plena na hora da refeição

Por: Personare | Comunicar erro

Já pensou em comer bem sem recorrer a alguma dieta? Isso é possível graças à técnica Mindful Eating, que podemos chamar de “Alimentação Consciente”. Ela consiste em nos livrarmos da ideia de que precisamos de dieta para emagrecer e ensina a ter uma alimentação melhor por meio da presença plena durante o horário da refeição, percebendo nosso corpo, emoções e os pensamentos que aparecem enquanto comemos.

A técnica envolve práticas simples, dentre elas o famoso Mindfulness (atenção plena). O objetivo é que tenha um momento no seu dia para começar a comer com consciência. Isso desenvolve um maior prazer fazendo com que a gente saia do automático, além de harmonizar essas refeições.

Mindfulness ensina a comer bem por meio da atenção plena. Foto: Bigstock/sonyakamoz

Confira abaixo as dicas do Mindful Eating e passe a explorá-las nas suas refeições. É recomendável que você tente uma prática de cada vez e, quando estiver seguro, ir acrescentando outras na rotina.

1) RESPIRE

É a base das práticas Mindfulness. Mesmo sendo algo simples e natural, isso nos ajuda a entrar em contato com o presente.

Para colocar em prática: Antes de iniciar a refeição, preste atenção na respiração. Faça duas ou três respirações mais profundas e tente se conectar com o seu corpo. Após notar suas emoções e pensamentos, continue o processo.

Objetivo: o exercício ajuda a despertar a emoção para o momento presente. É uma pequena pausa para auxiliar nesta presença, podendo ser incluída em outros momentos do seu dia.

2) CHECHANDO A SUA FOME

Perceber os sinais da sua fome é essencial no Mindful Eating, pois descobrirá se está no “piloto automático” ou se realmente está com fome.

Para colocar em prática: após respirar, cheque os sinais da sua fome no seu corpo. Por exemplo, um ronco ou vazio na barriga, sinais de fraqueza, mau humor, dor de cabeça, baixa concentração, entre outros.

Objetivo: Ao fazer isso, você abrirá possibilidades e escolherá o que e como comer, ou se fará outra atividade.

3) APRECIE SUA COMIDA

Observar o que você vai comer desperta a sua atenção para o alimento e o momento da refeição. Lembre-se: quando for comer, apenas coma, ou seja, não se distraia com outra coisa, como televisão ou celular.

Para colocar em prática: Sua comida está atraente? Como ela parece para você? Observe suas cores, formas, texturas, aromas… Depois desse exercício, confira se o seu prato está de acordo com o que havia observado dele antes e avalie se quer continuar comendo.

Objetivo: ao apreciar sua comida, você pode se conectar com o que irá comer e despertar a atenção durante este momento.

Continue lendo aqui e aprenda outras técnicas para conseguir comer com atenção plena.

Texto produzido por Luiza Camargo Mendes e publicado no Personare.

Autor: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …