5 mitos e verdades sobre os efeitos do vinho na saúde

Embora a ciência já tenha comprovado diversos benefícios da bebida, ainda há muita desinformação que corre solta por aí

Por: Publi Comunicar erro

Muito se especula a respeito do vinho e de seus benefícios para a saúde. Por essa razão, há diversos mitos que circulam sobre as propriedades da bebida e como elas poderiam influenciar positivamente em nosso organismo.

Em parceria com o Divvino, e-commerce especializado em vinhos, resolvemos descortinar esse universo e desvendar o que há de real em cada taça ou garrafa aberta. Confira a seguir o que a ciência já comprovou e o que não passa de lenda.

taça de vinho
Crédito: Debyaho/istockEm uma taça de vinho há diversos benefícios à saúde

1. Faz bem para o coração

Verdade

O vinho traz benefícios para toda a saúde cardiovascular, incluindo o coração. Uma taça da bebida pode ter efeito positivo para quem sofre de problemas circulatórios, como varizes, infarto ou derrame.

Segundo estudo da Universidade de Mainz, esse antioxidante reduz o estresse oxidativo e a pressão arterial, combate os radicais livres, inibe a inflamação das veias, retarda a progressão da aterosclerose e previne a agregação plaquetária.

Os motivos são as substâncias antioxidantes presentes nas uvas. Elas são chamadas polifenóis e englobam taninos, procianidinas e quercetina.

2. Pode reduzir o risco de câncer

Verdade

Mais uma vez, o resveratrol presente no vinho é o responsável por esse benefício. Recentemente, um estudo feito por pesquisadores asiáticos de diferentes nacionalidades mostrou que ele pode reverter a resistência a medicamentos usados contra a doença. Ou seja, ele ajuda os remédios a agirem contra as células cancerosas.

Além disso, pesquisas do Instituto Indiano de Pesquisa em Toxicologia mostram que, por fortalecer o sistema imunológico, ser antioxidante, anti-inflamatório e retardar o envelhecimento, o resveratrol do vinho é considerado, potencialmente, um agente quimiopreventivo e curativo.

3. Beber vinho e fazer musculação ou tomar suplementos não faz mal

Mentira

A combinação entre musculação e álcool pode ser prejudicial. Portanto, se você pretende desfrutar de uma taça de vinho após o treino, espere algumas horas, do contrário, a bebida pode atrapalhar na sua recuperação muscular. Como as bebidas alcoólicas desidratam o corpo, elas interferem na absorção de nutrientes, diminuindo o nível de testosterona no corpo.

Com relação aos suplementos, o problema é que o álcool é prejudicial à síntese de proteínas, e, assim, atrapalha a hipertrofia muscular do atleta. Deve-se prestar especial atenção principalmente ao consumir creatina.

Explicamos: uma das ações da creatina é aumentar os líquidos no interior das células musculares, dando inclusive a sensação de que estão maiores. Porém, ao consumir bebidas alcoólicas, nosso corpo inibe a formação de um hormônio chamado ADH, que ajuda o rim a não eliminar a água do corpo.

4. Faz mal ao cérebro

Mentira

Uma pesquisa do Journal of the American Geriatrics Society revelou que beber vinho em doses moderadas pode aumentar a capacidade mental. Segundo os autores, a bebida protege algumas funções neurológicas contra o processo natural de envelhecimento, o que influencia positivamente na inteligência. Portanto, não há mal nenhum ao cérebro.

5. Afinal, beber uma taça de vinho por dia faz bem?

Verdade

Além de todos os benefícios já apresentados, a ciência também comprova que o consumo moderado de vinho faz bem à saúde como um todo. Portanto, você pode tomar sua taça diariamente sem culpa.

taça de vinho
Crédito: Instants/istockUma tacinha de vinho por dia faz bem para saúde

É válido ressaltar que, caso possua um problema de saúde, informe-se com o médico responsável sobre a possibilidade de ingerir a bebida. Independente disso, é importante sempre apreciar com moderação.

Sobre o Divvino

O Divvino é um e-commerce especializado em vinhos do Grupo Angeloni, uma empresa sólida que figura entre as 20 maiores de Santa Catarina e entre as 500 maiores do país. Disponibiliza rótulos nacionais e importados escolhidos por wine hunters e sommeliers, proporcionando ao consumidor qualidade e comodidade.

Além da loja, o Divvino oferece o ClubeD, o clube de assinaturas de vinhos mais barato do Brasil, com bebidas especiais do mundo todo a preços únicos, e o blog, que disponibiliza conteúdos sobre o universo dos vinhos, dicas de harmonizações, destinos de enoturismo entre outros assuntos desse universo delicioso.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …