8 dicas para eliminar até 170 calorias do cardápio

Por: Redação Comunicar erro

É importante cortar calorias não só para seguir uma dieta, mas para ter uma alimentação saudável. Não são apenas os produtos industrializados que têm muitas calorias, mas outros que, de início, parecem inteiramente benéficos.

Water melon smoothie
Crédito: Getty Images/iStockphotoColocar um pacote de açúcar no café equivale a 25 calorias

Um suco de frutas, por exemplo, tem grandes quantidades de açúcar – o que mostra que itens aparentemente saudáveis podem interferir em seu peso. O site Minha Vida dá oito dicas de como eliminar até 170 calorias do cardápio:

1. Dilua o suco natural 

Uma nutricionista explicou que “em média, um suco com três laranjas contém 200 calorias”. Por isso, é recomendável diluir a bebida para reduzir o teor calórico. Além disso, escolher frutas menos calóricas pode ser uma alternativa – como melancia e melão, por terem mais água – ou frutas que precisam de mais água no suco – abacaxi ou caju, por exemplo.

2. Corte acompanhamentos do café

Uma xícara de café puro tem por volta de duas calorias. O que interfere na alimentação saudável, portanto, são os acompanhamentos. Colocar um pacote de açúcar aumenta o valor para 25 calorias, já uma colher de chantili adiciona 50.

3. Controle o óleo usado para refogar alimentos

Cada grama de gordura de óleo possui nove calorias. Ou seja, com pouco mais de uma colher de sopa, você adiciona 90 calorias à refeição. A nutricionista sugere, portanto, refogar todos os alimentos com água em fogo baixo ou com uma colher de café de margarina sem sal.

Confira as outras cinco dicas e leia a matéria na íntegra aqui. 

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …