CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

A ceia de Natal vai além da comida e é preciso enxergar

Aproveitar as festas com sua família e amigos é tão ou mais importante que o que será servido

Por: Marcela Kotait

Mais um ano está se encerrando: panetones nas vitrines, uva passa no arroz… E com isso, as comemorações podem significar para muitas pessoas um momento de tensão e medo. Ceias fartas, onde a disponibilidade de comida é regra, podem representar problemas para quem trava uma luta contra a balança.

pessoas brindando na ceia de natal
Crédito: FG Trade/istockMesa repleta de comida não precisa ser o seu único foco

Durante esse ano escrevi quinzenalmente aqui na coluna de saúde e bem-estar da Catraca Livre sobre as relações contemporâneas com o ato de comer e o corpo, sinal claro de que o assunto além de sério, ainda precisa ser debatido para evitarmos o pensamento automático de relacionar uma alimentação verdadeiramente saudável a ter força, fé e foco.

Nesse último texto de 2019, resolvi então não mudar o assunto, e sim trazer à tona uma verdade absoluta: ninguém comerá apenas comida na ceia de Natal. Afinal, os presentes em volta da árvore, os pisca-pisca na varanda, a reunião dos primos que moram longe, e até os debates sobre política estarão lado a lado com as receitas da avó e a sobremesa da tia. O que quero dizer com isso é que a mesa repleta de comida não precisa ser o seu único foco. Aproveitar as festas com sua família e amigos é tão ou mais importante que o que será servido.

Além de ser a época das ceias esta também é a época em que aproveitamos para desejar às pessoas e ao mundo nossos melhores votos para o ano que se inicia. Então, deixo aqui os meus para que você consiga ressignificar sua relação com o ato de comer e que também consiga respeitar seu corpo para que nos próximos natais as preocupações possam dar lugar ao prazer e alegria.

Texto escrito pela nutricionista Marcela Kotait.

Compartilhe:

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …