Ação levará serviços de saúde e cidadania para refugiados em SP

V Festival de Direitos Humanos levará serviços de saúde e cidadania a refugiados e imigrantes que vivem em São Paulo, neste sábado, das 13h às 18h, no Vale do Anhangabaú

Os imigrantes e refugiados que vivem na cidade de São Paulo poderão realizar atendimentos de saúde em 17 modalidades, gratuitamente, no dia 16 de dezembro, sábado, no Vale do Anhangabaú, das 13h às 18h. A ação será realizada pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS.

Esta ação social acontecerá paralelamente ao V Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, que acontecerá entre os dias 10 a 17 de dezembro, na cidade de São Paulo.

Ação oferecerá atendimento médico e jurídico gratuito a refugiados e imigrantes no Vale do Anhangabaú
Ação oferecerá atendimento médico e jurídico gratuito a refugiados e imigrantes no Vale do Anhangabaú

O Festival, que já acontece na cidade há cinco anos, visa promover atividades gratuitas em diversos pontos da cidade, com o objetivo de promover a ocupação do espaço público e debater temas relacionados aos direitos humanos e a cidadania.

No sábado, 16 de dezembro, refugiados e imigrantes em situação de acolhimento ou que necessitam de atendimento especializado terão uma boa oportunidade de realizar exames médicos e contar com ajuda jurídica especializada.

Como será a ação social ?

Durante toda a tarde do sábado, dia 16, gratuitamente, os refugiados e imigrantes que comparecerem ao Vale do Anhangabaú contarão com 17 modalidades de serviços de saúde, ofertados por mais de 250 voluntários, entre médicos, dentistas, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas e massoterapeutas. São exames de hipertensão, diabetes, colesterol, hepatite C, oftalmológico e de mamas.
Eles poderão, ainda, receber orientação nutricional, odontológica e aprender como se faz o autoexame de mamas, a fim de prevenir o câncer.

Transporte gratuito e atendimento jurídico

A FAMBRAS terá transporte circulando entre os principais centros de apoio a refugiados e imigrantes em São Paulo, mantidos pelo CRAI, e o Vale do Anhangabaú, de maneira que imigrantes e refugiados possam ser levados à ação social.

O CRAI também providenciará atendimento jurídico aos refugiados e imigrantes, já que eles necessitam regularizar a estadia no Brasil, encaminhar suas crianças à escola e conseguir trabalho. Também será possível, na data, incluí-los no SUS – Sistema Único de Saúde, de maneira que eles possam ser encaminhados aos postos de saúde, em casos de necessidade, após os exames. Vale reforçar que os casos mais graves são sempre encaminhados para tratamentos ambulatoriais nos postos da região.