Anticoncepcional atua contra forma grave de covid-19, diz estudo

Pesquisadores descobrem que altos níveis de estrogênio podem ter um efeito protetor contra o novo coronavírus

Um estudo publicado recentemente no medRxiv , liderado pelo King’s College London, descobriu que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional podem ter um risco menor de desenvolver um quadro grave de covid-19.

A explicação é que o hormônio estrogênio, contido nas pílulas, interage com o sistema imunológico de várias maneiras, inclusive influenciando quantas células imunológicas são produzidas e como elas respondem à infecção.

Como esse hormônio está naturalmente presente em proporções mais altas nas mulheres do que nos homens,  isso também ajuda a entender por que os homens são mais afetados pela forma grave da doença.

Anticoncepcional ajudaria a reduzir risco de forma grave da covid-19
Créditos: hidesy/istock
Anticoncepcional ajudaria a reduzir risco de forma grave da covid-19

A conclusão veio depois que os pesquisadores analisaram dados de mais de meio milhão de mulheres do Reino Unido, que utilizaram o aplicativo Covid Symptom Study, usado para rastrear pessoas infectadas.

As mulheres que usavam anticoncepcional oral, apresentaram, em média, um risco 13% menor de sofre com sintomas graves.  A taxa de hospitalização nesse grupo também foi significativamente menor.

“Quando comparamos um grupo mais jovem de mulheres em uso de pílula anticoncepcional oral combinada com um grupo semelhante que não tomou a pílula, vimos covid-19 menos grave entre aqueles que tomam a pílula, sugerindo que os hormônios do método podem oferecer alguma proteção contra a covid- 19”, diz a autora principal do estudo, Dra. Karla Lee, que também frisa serem necessárias mais pesquisas para aprofundar esse conhecimento.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento: