CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Anvisa dá orientações sobre surto de fungo resistente

Infecções por Candida auris avançam em países da América Latina e colocam Brasil em alerta

Por: Redação
fungo em laboratório
Crédito: Reprodução/CDCC. auris causa alerta em vários países

Após registro de surtos de Candida auris em países da América Latina, a  Agência Nacional de Vigilância  Sanitária (Anvisa) publicou um comunicado de risco sobre o fungo resistente a medicamentos.

O documento reúne orientações de como os serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) devem proceder para prevenir e controlar a disseminação do C. auris.

Entre as principais medidas de prevenção, estão ações como: enfatizar a importância da higienização das mãos para todos os profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes,  a disponibilização continua de insumos para a correta higienização das mãos e de luvas e aventais para o manejo do paciente e suas secreções,  a correta paramentação para lidar com o ambiente em torno do paciente colonizado ou infectado, entre outros.

O superfungo causa infecção letal e, geralmente, se instala em pessoas hospitalizadas com o sistema imunológico debilitado.

Desde 2017, a Anvisa recebe notificações de casos suspeitos de Candida auris, mas, até o momento, nenhum caso foi confirmado em território nacional.

Nos Estados Unidos, o germe já infectou quase 600 pessoas nos últimos anos, incluindo mais de 300 pacientes no estado de Nova York.

Casos de infecção também foram relatados na Espanha, Venezuela, Índia e Paquistão.

Todas as recomendações da Anvisa sobre o Candida auris estão disponíveis aqui.  

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.