Anvisa dá orientações sobre surto de fungo resistente

Infecções por Candida auris avançam em países da América Latina e colocam Brasil em alerta

Por: Redação | Comunicar erro
fungo em laboratório
Crédito: reprodução/CDCC. auris causa alerta em vários países

Após registro de surtos de Candida auris em países da América Latina, a  Agência Nacional de Vigilância  Sanitária (Anvisa) publicou um comunicado de risco sobre o fungo resistente a medicamentos.

O documento reúne orientações de como os serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) devem proceder para prevenir e controlar a disseminação do C. auris.

Entre as principais medidas de prevenção, estão ações como: enfatizar a importância da higienização das mãos para todos os profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes,  a disponibilização continua de insumos para a correta higienização das mãos e de luvas e aventais para o manejo do paciente e suas secreções,  a correta paramentação para lidar com o ambiente em torno do paciente colonizado ou infectado, entre outros.

O superfungo causa infecção letal e, geralmente, se instala em pessoas hospitalizadas com o sistema imunológico debilitado.

Desde 2017, a Anvisa recebe notificações de casos suspeitos de Candida auris, mas, até o momento, nenhum caso foi confirmado em território nacional.

Nos Estados Unidos, o germe já infectou quase 600 pessoas nos últimos anos, incluindo mais de 300 pacientes no estado de Nova York.

Casos de infecção também foram relatados na Espanha, Venezuela, Índia e Paquistão.

Todas as recomendações da Anvisa sobre o Candida auris estão disponíveis aqui.  

Compartilhe:

1 / 8
1
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
2
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da USP, ensina sobre os principais sinais da depressão. Esse vídeo faz …
3
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
4
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
5
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
6
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
7
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
8
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …