Últimas notícias:

Loading...

Anvisa recomenda restringir voos e exigir vacinação de viajantes

As medidas visam evitar mais casos da variante Ômicron que já se encontra em território nacional

Por: Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou um novo parecer à Casa Civil reforçando a recomendação por regras mais rígidas para viajantes, afim de evitar mais casos da variante Ômicron, que já foi detectada no Brasil.

Entre as medidas, a Agência pediu a restrição temporária de voos vindos de Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia, além de recomendar a exigência do certificado de vacinação completa contra a covid para quem desejar entrar no país.

aeroporto
Crédito: Renata Angerami/istockAnvisa recomenda ao governo restringir mais voos e aplicar regras mais rígidas a todos os viajantes

Atualmente, apenas voos vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue estão suspensos no país.

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira, 1º, que vão reforçar restrições para a entrada de visitantes. Entre as medidas, está a obrigatoriedade do teste negativo para a covid-19 um dia antes do embarque.

Casos confirmados no Brasil

Até a manhã desta quinta-feira, 2, três casos da variante Ômicron tinham sido confirmados em território nacional.

Além do casal que veio da África do Sul e foi diagnosticado com a nova cepa, um viajante vindo da Etiópia também teve seu teste positivado para a Ômicron. Os três casos estão isolados e apresentam sintomas leves.

Hospital confirma variante ômicron em dois testes no Brasil
Crédito: ShutterstockBrasil já tem três casos confirmados da variante Ômicron

O casal foi vacinado na África do Sul com a dose única da Janssen e o homem tomou a vacina da Pfizer.

Outros casos suspeitos da variante Ômicron são investigados no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. O resultado do sequenciamento das amostras deve ser conhecido ainda nesta semana.

Compartilhe: