Aos 43, apresentadora Eliana anuncia que está grávida
Eliana está grávida! A apresentadora revelou, neste domingo (2), que está esperando uma menina, fruto do relacionamento com o diretor do programa “Caldeirão do Huck”, Adriano Ricco. Ela já é mamãe de um menino de 5 anos, o Arthur.
O anúncio foi feito no final de seu programa e, posteriormente, confirmado no Instagram. “Noivos, grávidos e felizes #mamaedemenina #papaidemenina”, escreveu na selfie junto ao amado. Durante a atração dominical, ela disse: “É uma bênção ainda mais agora, depois dos 40.”
- Pesadelos podem sinalizar risco de demência, segundo estudo
- Estudo aponta relação entre cochilar e a demência entre idosos
- Câncer colorretal: Conheça os sintomas mais comuns nos pacientes
- Saiba como a alimentação certa pode afastar o diabetes de vez
Gravidez depois dos 40: quais os riscos?
Segundo o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, com o aumento da idade, a fertilidade das mulheres vai diminuindo em decorrência do envelhecimento do organismo e aparecimento de doenças, notadamente após os 30 anos.
Estima-se que a chance de uma mulher normal com idade inferior a 30 anos engravidar é de 20% por mês e depois dos 40 é de apenas 5%. Aos 34 anos, 11% das mulheres já são inférteis; aos 40, 33%. A maioria das mulheres tem seu último filho com 41 anos de maneira espontânea. Aos 45 anos, 87% são inférteis. Além disto, os abortamentos aumentam com a idade, quando mais de 40 anos é de 34%.
A possibilidade de nascimento de crianças com alterações genéticas passa de 1/500 aos 25 anos para 1/70 aos 40 anos de idade, por isto é importante recorrer-se ao profissional com experiência em aconselhamento genético quando a mulher tem mais idade. São inúmeros os fatores determinantes da infertilidade feminina, que vem aumentando nos últimos anos devido à procura da concepção mais tardia pelas mulheres. Existem vários tratamentos modernos, porém a influência da idade continua um desafio.