Baixa testosterona aumenta risco de covid-19, descobre estudo

Níveis baixos do hormônio no corpo de homens significa risco aumentado de quadros graves da doença

A cada novo estudo, é descoberta mais uma particularidade da covid-19. Dessa vez, pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, observaram que pacientes homens internados com covid-19 e que apresentavam baixa concentração de testosterona no sangue tinham mais chances de apresentar agravamento no quadro. O estudo foi publicado online em 25 de maio no JAMA Network Open.

O estudo analisou 152 amostras de material genético de pacientes adultos e crianças (entre homens e mulheres). Desse total, 143 foram internados com covid-19 no Hospital Barnes, na cidade de Saint Louis, no Missouri, entre março e maio de 2020.

Baixa concentração de testosterona aumenta risco de gravidade da covid-19, aponta estudo
Créditos: vchal/istock
Baixa concentração de testosterona aumenta risco de gravidade da covid-19, aponta estudo

Na pesquisa, a taxa do hormônio em homens adultos era considerada baixa se houvesse até 250 nanogramas por decilitro. Aqueles com caso grave de covid-19 apresentaram média de testosterona de 53 nanogramas por decilitro, enquanto os pacientes com quadro moderado tinham concentração de 151 nanogramas por decilitro.

Os homens que apresentaram quadro grave da doença tinham uma taxa de testosterona de 65% a 85% menor que os homens que tiveram quadro moderado, no primeiro e terceiro dias de sintomas.

Fatores de risco como idade, IMC e comorbidades não interferiram nesta diferença associada ao desenvolvimento severo da covid-19, segundo o estudo.

Os pesquisadores não conseguiram provar, no entanto, que a baixa testosterona é uma causa da doença grave. Segundo eles, esses níveis baixos podem simplesmente servir como um marcador de alguns outros fatores causais.

Ainda assim, os autores do estudo recomendam cautela com os ensaios clínicos em andamento que investigam as terapias hormonais que bloqueiam ou reduzem a testosterona ou aumentam o estrogênio como tratamento para homens com covid-19.