Brasil investiga casos suspeitos de varíola do macaco

No mundo, de acordo com a OMS, já são 257 casos confirmados da doença; confira os sintomas

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 30, que o Brasil investiga duas suspeitas de varíola do macaco. Os casos foram registrados nos estados de Santa Catarina e Ceará.

Segundo a pasta, os pacientes estão isolados e sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

Brasil investiga primeiros casos suspeitos de varíola do macaco
Créditos: Science Photo Library
Brasil investiga primeiros casos suspeitos de varíola do macaco

Casos no mundo

O novo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta para 257 casos da varíola do macaco (monkeypox, em inglês) em 23 países fora da África.

Há ainda 120 casos sendo investigados. Felizmente, nenhuma morte foi relatada até o momento.

Sintomas

Geralmente, começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como dores musculares, de cabeça e calafrios, além de inchaço dos gânglios linfáticos. Depois, a doença progride para uma erupção cutânea que se espalha para o rosto e o corpo.

De acordo com a OMS, casos graves ocorrem mais comumente entre crianças e estão relacionados à extensão da exposição ao vírus, estado de saúde do paciente e natureza das complicações.

O que é a varíola do macaco
A varíola do macaco é uma infecção viral rara, parente da varíola que foi erradicada em 1980.

De acordo com o sistema público de saúde do Reino Unido (NHS), a doença geralmente dura de duas a quatro semanas e a pessoa se recupera. Os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.