Brasil registra 1.005 mortes por coronavírus em 24h neste 5 de junho

O governo Bolsonaro também mudou o boletim com números da covid-19; nova versão passou a omitir dados

Por: Redação

O Brasil registrou 1.005 novas mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 35.026, segundo boletim Ministério da Saúde divulgado na noite desta sexta-feira, 4. É o quarto dia seguido que o país contabiliza mais de mil mortes de um dia para o outro –ontem eram 34.021.

O número de casos da covid-19 no país chegou a 645.771. De ontem para hoje foram registrados 30.830 novos diagnósticos –-na quinta eram 614.941.

Crédito: Paulo Desana/Dabakuri/Amazônia RealMoradores de São Gabriel da Cachoeira (AM) protestam com falta de atendimento a pacientes com coronavírus

Em número de óbitos, o Brasil está atrás apenas do Reino Unido (40.344) e dos Estados Unidos (109.042), segundo dados da Universidade John Hopkins.

O ministério divulgou ainda que, ao todo, 259.963 pacientes se recuperaram da covid-19, enquanto 312.851 estão em acompanhamento e óbitos estão em investigação. Há ainda 4.159  óbitos sendo analisados A taxa de letalidade da doença no país é de 15,5% (por casos confirmados).


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Médicos e especialistas em saúde afirma que o país ainda não atingiu o pico de casos do novo coronavírus, mas estados e municípios já anunciaram planos de flexibilização das quarentenas e de retomada das atividades econômicas.

Omissão de dados

Depois de atrasar a divulgação dos boletins diários da covid-19, o governo Bolsonaro mudou a forma de liberação dos dados, deixando de exibir as informações consolidadas.

Até ontem, os boletins informavam os números totais de mortes e casos por estados, os óbitos em investigação, as ocorridas nos últimos três dias e o total de pacientes recuperados ou em acompanhamento. O documento atual supriu estas informações. Confira os gráficos abaixo.

Além disso, o painel com gráficos e mapas (covid.saude.gov.br) estava fora do ar e exibia a mensagem “Portal em manutenção”.

Compartilhe: