Brasileiros que estavam na China farão quarentena em Goiás

A lista de repatriados inclui um total de 29 pessoas, incluindo 7 crianças

Por: Redação

Os brasileiros que estavam na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia do coronavírus, serão trazidos de volta ao Brasil no próximo sábado e ficarão em quarentena por 18 dias na Base Aérea de Anápolis, Goiás. Duas aeronaves da presidenciais farão o transporte, segundo informaram os ministros Fernando Azevedo (Defesa) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) em coletiva de imprensa.

A lista de repatriados inclui um total de 29 pessoas, sendo 24 brasileiros e 5 chineses, que parentes de brasileiros. Também estão no grupo 7 crianças.

Brasileiros devem voltar ao Brasil no sábado
Créditos: Getty Images
Brasileiros devem voltar ao Brasil no sábado

Mais pessoas poderão ser incluídas nos voos, se houver novos pedidos de evacuação. “É essencial que os brasileiros que desejam retornar fiquem em contato permanente com nossa embaixada em Pequim”, afirmou o ministro Ernesto Araújo.

Durante a quarentena, cada pessoa vai ficar em quarto individual, separado por cores. Aqueles sem sintomas ficarão em uma área branca, se apresentarem problemas serão transferidos para uma área amarela. Uma área vermelha poderá ser criada, caso necessário. Enquanto permanecerem em quarentena, essas pessoas não poderão receber visitas.

Casos suspeitos no Brasil

O Ministério da Saúde elevou o nível de alerta em saúde para casos de coronavírus de perigo iminente para emergência em saúde pública. Até agora, não existe nenhum caso confirmado no país, porém, 16 pessoas estão sendo monitoradas.

Quais sintomas do novo coronavírus

O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus e os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, pode haver síndrome respiratória aguda grave, condição que exige ventilação mecânica.

Como prevenir?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Limpeza das mãos está entre as recomendações
Créditos: divulgação/Ministério da Saúde
Limpeza das mãos está entre as recomendações

Saiba mais sobre os sintomas e formas de transmissão no link abaixo.