Casos de HIV entre homens homossexuais cresce 140% em 7 anos

O número de casos de HIV entre jovens homens que fazem sexo com outros homens (HSH) cresceu 140% entre 2009 e 2016, segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela professora Lígia Kerr, da UFC (Universidade Federal do Ceará). A notícia foi publicada pela repórter Lígia Formenti no Estadão.

Pesquisa sobre HIV foi encomendada pelo Ministério da Saúde
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Pesquisa sobre HIV foi encomendada pelo Ministério da Saúde

O estudo foi realizado a partir de entrevistas em 12 cidades brasileiras e apurou que o número de homossexuais infectados pelo vírus aumentou de forma geral, passando de 12,1% para 18,4% no período.  No entanto, a velocidade foi maior no grupo de homens com menos de 25 anos.

Os pesquisadores atribuíram o crescimento, em parte, ao fenômeno da “medicalização” da prevenção, em que o uso de antirretrovirais é apontado como a melhor arma para evitar o HIV. Com isso, outros métodos preventivos são deixados de lado. De acordo com o ministério, o uso de preservativos entre jovens é o menor da série histórica.

Segundo a matéria do Estadão, Lígia citou a globalização desse comportamento, como um problema que não estaria restrito ao Brasil, mas presente também em outros países.

A pesquisa faz parte de um conjunto de três estudos encomendados pelo ministério para nortear novas estratégias de prevenção ao vírus HIV, e foi apresentada na última quarta, 27, durante o 11º Congresso de HIV/Aids.

Leia a matéria na íntegra.