Chip ajuda jovem tetraplégico a mover mão e jogar videogame

Com informações do jornal O Globo

13/04/2016 18:19

O norte-americano Ian Burkhart, de 24 anos, que tem paralisia de braços e pernas, conseguiu mover a mão direita, o pulso e os dedos graças a uma equipe de cientistas. No experimento, os pesquisadores utilizaram sinais neurais do córtex motor do jovem para ativar seus músculos de acordo com os próprios comandos.

Com o trabalho dos neurocientistas, ele conseguiu tocar uma guitarra de videogame, passar um cartão de crédito na máquina leitora e colocar água em uma jarra. Em 2010, Burkhart ficou paralisado dos ombros para baixo após sofrer uma lesão na medula espinhal ao mergulhar no mar.

O experimento com o americano representou um grande avanço para a ciência
O experimento com o americano representou um grande avanço para a ciência

Antes deste grande avanço, sistemas que traduzem os sinais neurais para controlar dispositivos, como braços robóticos, já foram desenvolvidos por pesquisadores. Mas, até então, nenhuma tecnologia havia sido observada com sucesso na restauração dos movimentos sem a necessidade de uma prótese.

Os especialistas Chad Bouton, Nick Annette, Ali Rezai e seus colegas implantaram um conjunto de microeletrodos no córtex motor do jovem tetraplégico, que perdeu os movimentos de seus membros depois de uma contusão na parte superior da coluna espinhal.

Por meio de algoritmos criados por um computador com inteligência artificial, o estudo decodificou a atividade cerebral. A partir desses sinais, os músculos do antebraço do norte-americano foram ativados.

A pesquisa, que representou uma grande conquista na área da ciência, foi divulgada na revista científica “Nature” nesta quarta-feira, dia 13.

Leia a matéria na íntegra.

Assista ao vídeo: