Cinco dicas básicas para ir todo dia de bike ao trabalho

Por: Redação

Substituir o carro ou o ônibus pela bike para ir diariamente ao trabalho é uma escolha que faz bem ao meio ambiente, ao trânsito e ao corpo. Além de fugir dos congestionamentos, usar a bicicleta para a locomoção melhora as condições de saúde e permite que a gente possa aproveitar e sentir a rua de uma forma mais próxima e íntima, estreitando nossos laços com a cidade.

Para quem pretende adotar a magrela ou para quem já inseriu a bicicleta no dia a dia, algumas dicas ajudam a tornar o percurso mais tranquilo e confortável.

Use roupas e calçados confortáveis: mesmo que a empresa em que você trabalha exija o uso de trajes mais formais, prefira sempre levar a roupa do trabalho em uma mochila. Para pedalar, o ideal é adotar roupas mais maleáveis e confortáveis, como camisetas, leggings e bermudas. O mesmo serve para os calçados: deixe o sapato social na mala e adote o tênis, a sapatilha ou o prático e versátil sapatênis. Se você costuma suar muito, leve a mochila no bagageiro da bicicleta. E se precisar levar uma camisa social, leve-a na mochila dentro de uma caixa ou até de um tupperware.

Adote a capa de chuva: se o tempo virar de repente, proteja-se durante o caminho com uma capa de chuva resistente e evite que a mochila –e o conteúdo dela– se molhe. Se a mochila estiver no bagageiro, basta ela estar protegida. Se o local de trabalho tiver um banheiro para uma ducha fica ainda mais fácil.

Não abra mão dos equipamentos de segurança: capacete, luvas, luzes, refletores, roupas claras (principalmente à noite) e espelho retrovisor… Esses são itens indispensáveis, sobretudo em cidades maiores e mais movimentadas.

Sempre sinalize: mostre para os motoristas o que pretende fazer. Sempre sinalize com a mão quando pedir ou dar passagem, quando for virar à esquerda ou direita ou mesmo continuar em frente onde carros costumam virar. E vale a pena prestar atenção para verificar se foi mesmo visto.

Gentileza gera gentileza: o melhor antídoto contra a loucura diária da correria das cidades é a paciência. Seja gentil, dê passagem para os pedestres e não reaja com violência contra possíveis motoristas mais bravos ou impacientes. Evitar o estresse é bom para todo mundo.

Compartilhe:

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …