Cinema e sorrisos

Por: Redação

O Projeto Brasil Sorridente, criado pelo Instituto Vencer, surgiu com o objetivo de levar educação em saúde bucal e um cinema itinerante para as comunidades de São Paulo, até 19 de dezembro, com entrada Catraca Livre.

As sessões acontecem em auditório móvel, e há distribuição de 50 mil escovas dentais para crianças, jovens e adultos. Antes do filme começar, um vídeo instrutivo sobre a educação bucal é exibido, durante seis minutos.

De acordo com uma pesquisa do IBGE, ainda é grande a parcela de brasileiros que nunca foi ao dentista: 15,9% da população. O primeiro levantamento nacional de saúde bucal, realizado pelo Ministério da Saúde, publicado em 2004, revela também que 45% dos brasileiros não têm acesso regular à escova de dente e 20% já perderam todos os dentes. Quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentam pelo menos um dente com cárie e a proporção chega a quase 60% das crianças de 5 anos de idade.

Além disso, a ação contará com diversas outras ações: oficina de pintura em guache, artesanato, apresentações de grupos de teatro, dança e música, além de teste de glicemia, pesagem, orientações para alimentação saudável, medição de pressão entre outras.

A carreta móvel do Brasil Sorridente é equipada com um auditório com capacidade para 82 lugares e reproduz uma sala de cinema com ar condicionado, som e vídeo digitais, banheiro químico, gerador de energia, pipoqueira, saídas de emergência e acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais. Uma curadoria selecionou as obras cinematográficas a serem exibidas para que os temas abordem mensagens construtivas e agradem tanto o público infantil como o adulto. Entre os títulos estão: “A Grande Família”, “Carros”, “Hanna Montana, o filme” e “As Crônicas de Nárnia”.

divulgação
A grande família, o filme

Serão de seis a sete exibições por dia, que ocorrem nos seguintes horários: das 9h00 às 10h40; das 11h00 às 12h40; das 13h00 às 14h40; das 15h00 às 16h40; das 17h00 às 18h40 e das 19h00 às 20h40.

Compartilhe: